Marinha e Aeronáutica realizam primeira avaliação operacional

No final de outubro, ocorreu a primeira avaliação operacional conjunta entre os Comandos da Aeronáutica e Marinha. O exercício atende ao estabelecido em diretriz da Política de Guerra Eletrônica do Ministério da Defesa, conforme Portaria Normativa nº 333, de 24 de março de 2004. “Integrar sempre que adequado, as atividades de avaliação operacional de sistemas, equipamentos e dispositivos de Guerra Eletrônica, no âmbito das Forças Armadas”.

Os meios da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil reuniram-se para realizar, no Rio de Janeiro, avaliações operacionais conjuntas de sistemas de defesa da aeronave A-1 e da Fragata Classe Niterói.

O exercício contou com a participação de representantes do COMGAR, do 1º/16º GAV, do 3º/10º GAV e do CINDACTA I pela Força Aérea e do COMEMCH (Comando-em-Chefe da Esquadra), do CASOP (Centro de Análise de Sistemas Operativos), do CASNAV (Centro de Análise de Sistemas Navais) e da Fragata Defensora da Marinha do Brasil.

Os objetivos de se avaliar o emprego de “chaff“ pela aeronave A-1 contra radares diretores de tiro e de se avaliar a modernização das fragatas classe Niterói foram plenamente alcançados, com singular aproveitamento dos meios, interação doutrinária e sinergia das equipes, desenvolvimento de táticas e procedimentos, sendo as lições aprendidas nas avaliações de extrema importância para ambas as Forças.

Fonte: FAB

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem