USAF libera informações sobre o programa "aggressor"

Após décadas de segredos, oficiais da Força Aérea confirmaram, em 13 de Novembro, que caças de construção comunista foram voados no Estande de testes de Tonopah, ao noroeste de Las Vegas, Nevada.

De 1977 até 1988, o programa, conhecido como Constant Peg , viu tripulações aéreas da Força Aérea, Marinha e Fuzileiros Navais voando contra caças MiGs, desenvolvidos pelos soviéticos, como parte de um programa de treinamento onde pilotos americanos poderiam aprender melhor como derrotar ou evadir-se de caças do bloco comunista à época.

O Brigadeiro-General Hawk Carlisle, comandante da 3a Ala na Base da Força Aérea de Elmendorf, no Alasca, é um membro sênior do 4477o Esquadrão de Treinamento e Avaliação, e se lembra do treinamento que a unidade fornecia.

“O CONSTANT PEG deu aos pilotos uma oportunidade de aprender como combater aeronaves inimigas em um ambiente controlado e seguro, sem ter que suportar os riscos de um combate aéreo real”. Tipicamente, um piloto começaria com um vôo de familiarização básica para observar a aeronave inimiga e estudar as suas características, praticando manobras ofensivas e defensivas 1 x 1 contra elas, e finalmente, experimentar engajamentos contra inimigos múltiplos, sobre o deserto dos estandes da Base aérea de Nellis”.

Como um resultado da performance marginal das forças de caça americanas sobre os céus do Vietnã do Norte, Constant peg complementou outros treinamentos revolucionários, como a Red Flag ou Top Gun, e os esquadrões agressors da Força Aérea e Marinha. O programa também tinha o objetivo de eliminar o nervosismo que muitos pilotos sofrem nas suas primeiras missões de combate. Experiência histórica indicou que os pilotos que sobreviviam as suas primeiras dez missões eram muito mais prováveis de sobreviverem a um tour completo de missões de combate, e o Constant Peg tinha a intenção de ensinar a eles as decisões certas a serem tomadas em combate.

O fim do Constant Peg quase coincidiu com o fim da guerra fria, e naqueles tempo alguns de seus graduandos(da Constat Peg) já haviam passado por combates aéreos.

As aeronaves de ameaça voadas pelos Red Eagles divergiam em várias décadas e em capacidades. Havia o MiG-17 “Fresco”, um pequeno e ágil caça transônico colocado em serviço após a guerra da Coréia e usado extensivamente sobre o Vietnã e o Oriente Médio; o MiG-21 “Fishbed”, um caça supersônico usado ao redor do globo em grandes números, e os MiG-23 “Flogger”, com asas de geometria variável, também em serviço ao redor do mundo, que era uma tentativa soviética de igualar as sofisticadas capacidades do F-4 “Phantom” americano.

Embora tenha vindo tarde demais para influenciar o Vietnã, o Constant Peg influenciou grandemente o sucesso dos pilotos americanos na operação Desert Storm(tempestade no deserto), onde derrubaram 40 caças iraquianos, muitos dos quais eram Fishbeds e Floggers”, disse o General Carlisle.

Fonte: Força Aérea Americana

Traduzido por: César Ferreira

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem