BAE Hawk 100 da Índia realiza primeiro vôo

O primeiro treinador avançado a jato BAE Systems Hawk para a Força Aérea Indiana (IAF) decolou para a realização de seu primeiro vôo nas instalações do fabricante em Warton na Inglaterra. O Hawk, designado HT001 e especificamente construído para satisfazer as necessidades da IAF, foi pilotado pelo piloto de testes chefe da BAE Systems, Keith Dennison, e pelo instrutor Jon Price.

“O curto vôo ocorreu sem problemas. A aeronave voou muito bem sem falhas de aceleração na pista”, disse Keith após a aterrissagem. “Foi prazeroso o vôo, como sempre foi com o Hawk. Graças aos rápidos desenvolvimentos, ele fornece uma plataforma de treinamento que é bem próxima das demandas da nova geração de aeronaves”, acrescentou.

O primeiro vôo do HT001 foi realizado apenas um mês após a aeronave ter sido entregue para a montagem final. O HT001 é o primeiro dos 66 Hawks que estão sendo construídos para a IAF. As primeiras 24 aeronaves estão sendo construídas pela BAE Systems na Inglaterra e as demais 42 sendo fabricadas sob licença na Índia pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL).

O governo anterior da Índia assinou o contrato para o Hawk em 2004. Além das 66 aeronaves, o negócio envolve também o fornecimento de sistemas de treinamento baseados em terra, apoio associado e treinamento interino de pilotos na base aérea RAF Valley em Gales.

Uma vez que as entregues sendo iniciadas em setembro de 2007, o Hawk cobrirá uma lacuna latente nos atuais sistemas de treinamento da IAF no qual pilotos novatos graduam na aeronave Kiran para supersônicos como o MiG-21. A falta de um treinador intermediário é tida como responsável por boa quantidade dos acidentes da IAF no passado recente.

Mark Parkinson, diretor de gerenciamento para o Hawk da BAE Systems, afirmou: “O programa indiano está caminhando de maneira excelente. Assim como o primeiro vôo do HT001, nós temos uma variedade de aeronaves em montagem final, e enviamos as fuselagens das aeronaves adicionais que serão montadas pela HAL”. Ele acrescentou que “Isso é em adição a entregue de mais de 1.500 toneladas de material, 3.500 ferramentas e cerca de 15 milhões de componentes para a HAL em Bangalore”.

“Em paralelo com o fornecimento do Hawk, a BAE Systems também está providenciando treinamento interino dos pilotos para a Força Aérea Indiana. Ele está sendo realizado na base aérea RAF Valley em Gales, e até agora cerca de 40 pilotos já passaram com êxito por esse treinamento”, Parkinson declarou.

A IAF é um das 19 forças aéreas em todo o mundo que operam ou fizeram pedidos do Hawk.

Fonte: Indo-Asian News Service
Traduzido por: Ailton José de Oliveira Júnior

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem