Apresentado Caça J-10

A imprensa official chinesa fez a apresentação oficial do caça de nova geração Jian-10 (J-10), em 29 Dezembro 2006, mencionando que o caça já está em serviço operacional com a Força Aérea do Exército de Libertação Popular (People's Liberation Army Air Force - PLAAF). A matéria menciona que é a primeira apresentação desse projeto "top-secret", que iniciou no fim dos anos 80. A liberação de dados referentes ao caça J-10, pode indicar que ele logo estará disponível para o mercado de exportação.

A agência de notícias oficial Xinhua, em 29 Dezembro, informou que a Força Aérea Chinesa está agora equipada com o caça de nova geração J-10. A reportagem, que cita fontes da PLAAF, menciona que a capacidade de combate da PLAAF foi aumentada em muito após o início das operações do novo caça e intensos treinamentos e exercícios..

Xinhua também informou que o caça J-10 é capaz de efetuar ataques com armas de precisão e realizar operações ofensivas à longa distância. Na matéria, a unidade da PLAAF mostrada, equipada com o caça J-10 já conseguiu a Capacidade Inicial de Combate (initial operational capability -IOC).

A China Central Television (CCTV) também transmitiu imagens de TV do caça J-10, em 29 Dezembro, incluindo o lançamento de armas ar-ar e ar-solo pelo caça, e uma operação de reabastecimento aéreo (REVO) com um avião H-6.

O projeto do caça J-10 permaneceu na categoria top-secret desde o seu começo no fim da década de 80. Por aproximadamente uma década, fotos deste projeto apareceram regularmente na internet em todo o mundo. Entretanto, o projeto não tinha permissão de ser divulgado oficialmente, devido às restrições de segurança. Era esperado que o caça J-10 fosse apresentado no Zhuhai Air Show 2006, Novembro, mas a apresentação foi cancelada no último minuto sem uma razão conhecida.

A Chengdu Aircraft Industry Corporation (CAC) é a responsável pelo marketing e vendas no mercado internacional do caça J-10, que é apresentado como um caça de última geração a um custo acessível. Países do Terceiro Mundo: no Oriente Médio, Ásia e África poderão ter no J-10 uma opção de baixo custo aos caros e avançados caças dos Estados Unidos, Europa e Rússia. O Paquistão é o potencial cliente Segundo informações está negociando a compra de um lote de 50 caças J-10. (Sino Defence)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem