Corveta iraniana deverá ser declarada operacional

A primeira corveta construída no Irã, a Mowj, deverá se tornar operacional por volta de junho. O navio de 1.200 toneladas foi construído em Bandar Abbas e teve seu batimento de quilha em 2000 e foi lançado em 2003.


Acredita-se que ela tenha sido baseada nas fragatas leves Vosper Mk 5 (classe Alvand) e o trabalho de projeto pode ter sido intensificado por reparos na fragata Sabalan que foi danificada por bomba guiada a laser norte-americana em 1988.

De acordo com o Vice-Almirante Sajjad Kuchaki, comandante da marinha iraniana, o navio foi construído completamente no país exceto pela “seção do casco baixo” que foi construída na França. Ele será armado com o canhão Safr 27 (Oto Melara 76 mm) e com mísseis superfície-superfície C-802 ‘Saccade’ construídos no Irã.

Submarinos

O Irã também afirmou ter comissionado mais dois submarinos costeiros de 120 toneladas em meados de novembro. O Qadir I foi comissionado em novembro de 2004, mas as produções do Qadir II e Qadir III foi aparentemente prolongada e foram possivelmente desenvolvidas com assistência norte-coreana.

Fonte: Noticiário Naval

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem