Russia: Mais problemas para os futuros aviões de combate

Falta de dinheiro parou desenvolvimento de motores
Área Militar

A imprensa russa anunciou nesta semana que o desenvolvimento do motor de quinta geração, que deverá ser um dos principais componentes da nova geração de caças que a Rússia pretende desenvolver, está oficialmente parado, porque a empresa NPO-Saturn não tem recursos para continuar o desenvolvimento do programa.

O desenvolvimento do novo motor, AL-41 que deveria ser o motor do futuro projecto russo conhecido também como PAK-FA, acabou também por paralisar o desenvolvimento do novo avião, já de si tremendamente atrasado. O atraso é tal que segundo os planos russos o primeiro caça russo de quinta geração deveria ter tido o seu primeiro voo em 2006.

É um motor sofisticado, capaz de competir com os motores instalados no novo caça Stealth americano F-22. Muito mais leve mas mais potente que os motores de gerações anteriores, ele devera permitir à Rússia produzir finalmente o seu caça de 5ª geração.

O problema principal que se levanta no momento é que o desenvolvimento do sofisticado motor está dependente da participação do governo russo no projecto, não só para o desenvolvimento do motor como para o desenvolvimento da aeronave.

O governo russo, tem-se mostrado reticente em subsidiar as empresas que estão envolvidas no projecto de desenvolvimento do motor AL-41, bem como no desenvolvimento do novo avião.

As relações entre várias empresas ligadas à industria aeronáutica russa são normalmente complexas e difíceis. No tempo da URSS essas divergências eram facilmente resolvidas pelo governo em Moscovo, mas hoje em dia a situação é bastante mais fluída e complexa. Presentemente, ainda não há uma definição clara de como será o futuro caça russo.

Ao contrário dos Estados Unidos, onde várias empresas recebem dinheiro para desenvolver vários protótipos, escolhendo-se depois o melhor deles, a tendência na Rússia, por causa dos recursos escassos, é escolher logo de inicio quem é que vai liderar o lento processo de inicio do desenho e testes consecutivos que levarão ao caça definitivo.

As constantes compras e vendas de várias empresas do sector por parte dos chamados «oligarcas» russos e os jogos de poder e pressões na industria, constituem uma fonte de instabilidade que leva a que as autoridades russas responsáveis, tenham relutância em entregar dinheiro para o desenvolvimento dos equipamentos sem terem garantias nem prazos.

Embora a NPO-Saturn reconheça que não tem o dinheiro para prosseguir com o desenvolvimento do novo motor, os dirigentes da empresa estão no entanto confiantes que de uma forma ou de outra, o dinheiro acabará por aparecer.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem