Helicóptero Chinook abatido no Afeganistão

Sete mortos norte-americanos

Um helicóptero pesado de transporte do tipo Chinook, foi abatido no sul do Afeganistão nesta Quarta-feira.

A aeronave, segundo informações colhidas pelas agências noticiosas no local, terá alegadamente sido atingida por uma arma do tipo LGF (Lança-granada foguete) também conhecida como RPG.

Trata-se de uma arma utilizada contra veículos blindados, mas que a curta distância pode também ser utilizada contra aeronaves, desde que um helicóptero voe a baixa altitude, ou seja atingido durante a descolagem ou aterragem.

Do incidente, terão resultado mortos sete militares das forças da NATO, pertencentes a um batalhão da 82ª Divisão Aerotransportada do exército dos Estados Unidos.

Alegadamente o helicóptero terá sido atingido na província de Helmand, onde se encontra a maior concentração de campos de papoulas, a matéria-prima utilizada para produzir ópio, que é a base econômica que sustenta o movimento Taliban no Afeganistão.

Movimento Taliban, que assumiu que abateu um helicóptero no distrito de Kajaki, afirmou também que dispõe de meios para abater helicópteros. Embora a possibilidade de o movimento Taliban ter acesso a mísseis antiaéreos, é mais provável que a arma utilizada para tentar abater aeronaves de asa rotativa seja o RPG, muito mais fácil de obter.

O Chinook, um helicóptero de transporte com capacidade para 40 militares armados, estaria envolvido numa operação noturna, incluída dentro das operações que decorrem no Afeganistão contra o movimento Taliban, e em que estão envolvidas tropas de vários países europeus.

Ocorreram problemas com helicópteros no passado recente. Um Chinook caiu em Fevereiro último, em 2006 ocorreu um acidente com um helicóptero Puma espanhol. No norte do Afeganistão e com um helicóptero americano. Em 2005 outro Chinook foi atingido por um projétil de um RPG, tendo morrido 16 militares.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem