FAB entrega primeiro AMX para modernização

Nicolás Morell
Defesa@Net

COM O OBJETIVO DE MANTER ATIVO POR outros 20 anos um dos mais eficientes aviões de defesa em atuação no país, a Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou recentemente à Embraer o primeiro dos jatos AMX para modernização de sistemas e atualização tecnológica. Esse audacioso projeto prevê a inclusão da frota de 53 aviões dos três lotes adquiridos pela FAB entre 1989 e 2000.

O AMX, designado A-1 pela FAB, é um avião de ataque ar-superfície, empregado também em missões de reconhecimento aéreo. O evento que marcou o recebimento da primeira aeronave na Embraer, realizado no último dia 3 de maio, ocorreu na sede da Companhia, em São José dos Campos. O Brigadeiro-do-Ar Dirceu Tondolo Nôro entregou o avião ao Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Defesa e Governo,Luiz Carlos Siqueira Aguiar.

"Este é um programa que tem como objetivo estender a vida do avião, além de dar um desempenho superior. Por isso, é um projeto desafiador para todos nós. Vamos adquirir novos conhecimentos e fortalecer ainda mais a área de Defesa da Embraer", disse Aguiar, lembrando que a modernização é de suma importância não apenas para a FAB, mas também para a indústria aeronáutica e a própria Empresa.

A atualização do AMX incorporará o que há de mais atual em tecnologia para aviônicos, armamento e sensores. Assim, a aeronave atingirá o patamar operacional dos mais avançados aviões de combate disponíveis no mercado. "O AMX é o diferencial pró-Brasil na América do Sul, graças à capacidade operacional obtida em cumprimento aos requisitos pré-estabelecidos, nas décadas de 1970 e 1980. A atualização tecnológica do avião vi sa a introduzir novas capacidades, que o levarão ao cumprimento pleno da sua missão", explicou o Brigadeiro Nôro, Subdiretor de Desenvolvimento e Programas (SDDP) e presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

Presente ao evento, o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Carlos Alberto Pires Rolla, comandante do Comando-Geral e Tecnologia Aeroespacial (CTA), destacou a importância da parceria entre Embraer e FAB. "A Embraer já se projetou no campo comercial no mundo inteiro, tem aviões voando nos quatro cantos do planeta, e por isso atribuímos a ela o processo de modernização do AMX, um filho da Empresa", comentou o Brigadeiro, afirmando ainda que a modernização permitirá que o avião tenha boa parte de seus componentes nacionais. Também estiveram no local da entrega o Major Brigadeiro-do-Ar Ronaldo Salamone Nunes, Diretor de Ciências e Tecnologia do CTA, e o Brigadeiro-do-Ar Luiz Carlos Barbosa Ribeiro, Subdiretor de Aeronaves da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB).

História

Em 1977, a Força Aérea Italiana efetuou uma licitação para desenvolvimento de um caça-bombardeiro. A Aeritalia, atualmente denominada Alenia Aeronáutica, e a Aermacchi fizeram uma proposta conjunta, iniciando os trabalhos em abril de 1978. Em 27 de março de 1981, os governos italiano e brasileiro concluíram um acordo de requerimentos conjuntos para as aeronaves, e a Embraer foi convidada a se juntar ao programa. Assim nasceu o AMX, projetado, desenvolvido e produzido por um consórcio formado entre as três empresas. O primeiro protótipo voou em 15 de maio de 1984, e a produção em série começou dois anos depois, com os primeiros exemplares entregues à Força Aérea Brasileira e à Força Aérea Italiana, em 1989. Nos 11 anos seguintes, até 2000, quase 200 aviões deste tipo foram produzidos. Os esquadrões italianos de AMX voaram 252 missões de combate na guerra do Kosovo, na Sérvia, em 1999, como parte da Operação Allied Force, sem nenhuma aeronave perdida. No Brasil, o A-1 é operado pelo 1º/10º GAV, Esquadrão Poker e 3º/10º GAV, Esquadrão Centauro, ambos sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e pelo 1º/16º GAV, Esquadrão Adelfi, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

A atualização do AMX incorpora o que há de mais atual em tecnologia para aviônicos, armamento e sensores

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