FAV Já possui 14 Su-30MK2, 18 até o fim de 2007 e 24 em 2008



MARÍA DANIELA ESPINOZA

O comandante da Aviação, General-de-Divisão Luis José Berroterán Acosta, anunciou que chegarão neste mês (Setembro), ao país, mais dois aviões Sukhoi-30, dos 24 comprados à Russia, para completar 14 aeronaves na força venezuelana.

Adiantou que antes do final do ano (2007), é previsto que o serão recebidas mais quatro unidades, para completar o total de 24 aviões em 2008. "O plano de aquisição está contratado e em dia ", concluiu.

O comandante do FAV assegurou que os instrutores de vôo venezuelanos estão capacitados e novos pilotos dos Sukhoi-30 estão na fase final de treinamento.

Os aviões estão vinculados ao Grupo Aéreo de Caza Libertador Simón Bolívar, cuja base operacional está localizada na Base Teniente (Av) Luis del Valle García, em Barcelona (Anzoátegui).

Segundo Berroterán Acosta, "já estão a caminho " os helicópteros MI que o Governo Venezuelano comprou à Rússia e que foram destinados à aviação, pois os primeiros a chegar foram destinados ao Exército.

"Até ser concreizada a entrega das novas unidade, seguimos trabalhando, manutenindo e operando os helicópteros que já possuimos", afirmou o Comandante Geral da Aviação.

1 Comentários

  1. Nota Defesa @ Net - Enquanto os líderes das áreas político-militar e industrial do Brasil rejubilam-se com programas de modernização de armamentos inexeqüíveis, adiamento sine-die de programas, o cenário militar sul-americano acelera.
    A primeira estratégia do governo e autoridades militares brasileiras de considerar as aquisições do Sr Hugo Chávez como extemporâneas, e de desqualificá-las, com a afirmação que as Forças Armadas Nacionais da Venezuela (FAN), não teriam condições de absorver de pleno o potencial das novas armas, e que levaria muitos anos para ser uma força operacional, vai sendo implodida pelos fatos.

    A Venezuela já incorporou 14 caças Su-30MK2, aviões novos e terá 18 até o fim do ano de 2007, e completará os 24 em 2008. Isso, um ano antes do previsto que era 2009. O programa de treinamento de piloto avança acelerado. A construção de bases e instalações para receber os novos armamentos idem.

    Qual a postura de um Comando da FAB inerte e tíbio?

    Com grande esforço temos 6 caças F-2000 (Mirage 2000C/B), que com fanfarras foram ativados em missão de Defesa Aérea, na segunda-feira (24 Setembro). E mais os caças F-5EM/FM com um letárgico programa de modernização cujos aviões modernizados pelo excesso de horas voadas já estão próximos da revisão.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem