Fragatas venezuelanas classe Sucre



A marinha da Venezuela adquiriu estes navios à Itália no inicio dos anos 80 e elas vieram substituir contratorpedeiros norte americanos do tempo da II guerra mundial que se encontravam ao serviço na Venezuela.

O desenvolvimento na Itália dos navios da classe Lupo, por se tratar de um projecto recente, levou a que este fosse escolhido para a nova classe de fragatas venezuelanas.

Foram feitas algumas modificações relativamente ao projecto original, nomeadamente para o suporte de helicópteros embarcados (As fragatas venezuelanas não estão equipadas com um hangar telescópico mas sim com um hangar permanente) e também na adaptação dos canhões secundários de 40mm mas na essência a classe Sucre, é idêntica à Lupo italiana.

As duas primeiras fragatas da classe, F21 Mariscal Sucre e F22 Almirante Brion, estão equipadas com motores a Diesel MTU 20V 1163 de com uma potência total de 8.000cv.

Informação genérica: Os navios do tipo Lupo, constituem a mais internacional de todas as séries de fragatas de origem italiana e uma das mais difundidas em todo o mundo.

Os primeiros navios deste tipo foram as quatro fragatas Lupo, entregues à marinha italiana ainda nos anos 70 a que se seguiram navios idênticos para as marinhas da Venezuela (6 unidades), Peru (4 unidades) e Iraque (4 unidades que não chegaram a ser entregues).

Os navio da classe Lupo foram no entanto considerados de tamanho insuficiente, pois não tinham espaço adequado para um hangar, dispondo apenas de um hangar extensivel que protegia um helicóptero da intempérie.

O resultado desses problemas resultou nos navios da classe Maestrale, que é basicamente uma Lupo com maiores dimensões e um deslocamento máximo que atinge as 3,040 toneladas.

Navios constituintes da classe
Nr.NomeEstaleiroServFim s.Situação
F21Mariscal SucreFincantieri Riva, Trigoso1980 - - - -Em serviço
F22Almirante BrionFincantieri Riva, Trigoso1981 - - - -Em serviço
F23General UrdanetaFincantieri Riva, Trigoso1981 - - - -Em serviço
F24General SoubletteFincantieri Riva, Trigoso1981 - - - -Em serviço
F25General SalomFincantieri Riva, Trigoso1982 - - - -Em serviço
F26Almirante GarciaFincantieri Riva, Trigoso1982 - - - -Em serviço


Comprimento: 113.2 M -
Largura: 11.3M
Calado: 3.7 M.

Tripulação / Guarnição: 185

Deslocamento standard: 2208 Ton
Deslocamento máx. : 2520 Ton.

Tipo de propulsão: CODOG - Turbina a gás ou motor a Diesel

2 x Motor a Diesel GMT A230.20M [1] (7800cv/hp)
2 x Turbina a Gás G.E. LM 2500 (FIAT) (50000cv/hp)

Autonomia: 9000Km a 15 nós
Nr. Eixos: 2
Velocidade Máxima: 35 nós

Canhões
1 x Oto-Melara 127mm L/54 Mk45 compact
(Calibre: 127mm/Alcance: 23.13Km)

2 x Oto-Melara 40mm OtoMelara 40L70 (2x)
(Calibre: 40mm/Alcance: 12.5Km

Misseis
Sistema de lançamento Otomat (1x)


8 x Oto-Melara Otomat Mark 2 (Anti-navio)
Sistema de lançamento Albatros


8 x ALENIA-Marconi Aspide-2000 (Defesa antiaérea próxima)


Torpedos
- 6 x ALENIA-Marconi A244/S -
sistema de lançamento: lançadores ILAS-3

Radares
- IAI / ELTA Systems EL/M 2238 3D «STAR»
(Combinado Aerea/superficie - Al.med: 122Km)
- SELEX Sistemi RAN 10S/ SPS-774
(Combinado Aerea/superficie - Al.med: 72Km)
- SELEX Sistemi RTN-20X / SPG-74
(Director de tiro - Al.med: 16Km)

Sonares
- EDO Corp. 610-E / Pesquisa activa/ataque

Outros sistemas electrónicos
- Oto-Melara SCLAR (Contramedidas electronicas)
- Elisra NS-9003A (Sistema de vigilância electrónica)

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