Forças Armadas ocupam favelas para visita de Lula

Menina morta em tiroteio será homenageada na Rocinha



Marco Antônio Martins* e Vera Araújo

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República mobilizou um forte esquema com as Forças Armadas e atiradores de elite para a visita ao Alemão, à Rocinha e a Manguinhos, onde o presidente Lula lançará as obras do PAC. As ruas dos três complexos estarão ocupadas pelo Exército e pela Marinha. Todas as pessoas que não estiverem credenciadas serão revistadas no perímetro de segurança montado. Os acessos a esses perímetros ficará sob responsabilidade da PM e de homens da Força Nacional. As áreas próximas aos palanques onde estarão o presidente e outras autoridades serão patrulhadas por militares. O plano é que a ocupação dos militares seja mantida até horas depois da partida de Lula. A partir daí, a segurança fica por conta da PM e da Força Nacional.

Durante a festa para Lula na Rocinha, crianças vão homenagear a menina Ágatha Marques dos Santos, de 11 anos, morta há duas semanas durante operação da Polícia Civil.

Daqui a 20 dias, quando se intensificarem as obras do PAC, o Complexo do Alemão voltará a ser tomado pelas forças de segurança: polícias Civil e Militar do estado e a Força Nacional. Segundo o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, o objetivo é garantir a execução das obras.

Beltrame afirmou ontem que os bandidos estão deixando o complexo:

- Já temos dados da nossa Subsecretaria de Inteligência de que parte do tráfico deixou o Alemão. Sabemos para onde foram e monitoramos suas ações, porém não podemos revelar os locais.

O subsecretário de Planejamento e Integração Operacional, Roberto Sá, informou que todo o planejamento da ação está sendo discutido com a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

- A PM fará o trabalho de prevenção no Alemão, enquanto a Polícia Civil cuidará da busca de criminosos com mandados. A Força Nacional será responsável pela contenção - explicou Sá.

Assessor especial do Ministério da Justiça, Zaqueu Teixeira garantiu que os R$55 milhões para a compra de equipamentos de segurança já foram aprovados.

* Do Extra

1 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem