Argentina e Chile buscam cooperação militar



Nesta quarta-feira, a ministra da Defesa da Argentina, Nilda Garré, e o general Iván Fabry Rodríguez, chefe do Estado-Maior da Defesa do Chile, deram início à XII Reunião de Interconsulta sobre Temas Militares entre os dois países.

No âmbito deste mecanismo, Argentina e Chile realizaram o exercício “Solidariedade”, entre os dias 20 e 24 de outubro, em Buenos Aires. Diversos ministérios e agências dos dois governos vão participar da operação que visa preparar as forças militares para situações de emergência.

Observadores brasileiros, bolivianos e paraguayos também participaram do treinamento.

Os respectivos estados-maiores, por sua vez, se reuniram para avaliar os avanços alcançados pela Força Binacional de Paz “Cruz do Sul”, criada em 2006 e integrada por militares de ambas as Forças Armadas, constituindo-se, segundo o Ministério da Defesa argentino, “numa importante medida de cooperação e integração”.

Argentina e Chile integram a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) e desenvolvem em conjunto, o programa SIMUPAZ, uma ferramenta informática que permite a preparação de pessoal para as operações de paz.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem