Bombardeiro estratégico Tupolev Tu-22M3 Backfire

Embora com um nome idêntico, o Tu-22M «Backfire», é uma aeronave muito diferente do seu antecessor o «Blinder». Segundo os historiadores da matéria a designação Tu-22M deveu-se a uma tentativa de conseguir autorização para a produção sem que ter que recorrer mais altas instâncias soviéticas. Um novo modelo de bombardeiro precisaria de autorização superior, enquanto que um modelo derivado não necessitava essa autorização. O Tu-22M começou a ser desenvolvido no início dos anos 60 e o seu primeiro vôo operacional ocorreu 15 anos depois em 1975. O desenvolvimento foi lento, por causa do desenvolvimento das asas de geometria variável, consideradas necessárias para ultrapassar os problemas apresentados pelo Su-22 «Blinder». O primeiro protótipo voou pela primeira vez em 1969. O novo avião partilhou apenas parte da estrutura da sua fuselagem e da parte inferior das asas com o Tu-22. Foram instaladas sondas de reabastecimento, que davam ao bombardeiro um alcance excepcional, o que lhe permitia efectuar ataques profundamente dentro do território europeu, embora sem reabastecimento em voo, na realidade o Tu-22M tivesse um alcance operacional inferior ao Tu-22A mais antigo. Quando foi divulgada a existência do «Backfire» ocorreu um verdadeiro terramoto em Washington, pois com a sua capacidade de reabastecimento em voo, o Tu-22M poderia ter capacidade para efectuar ataques nucleares contra os Estados Unidos através da rota Polar. O Tu-22M estava equipado com uma sonda para reabastecimento em voo e considerava-se que a aeronave tinha também por isso capacidade suficiente para ser considerada como «bombardeiro estratégico». Para assinar o tratado de limitação de armas estratégicas, os Estados Unidos exigiram que a União Soviética retirasse o sistema de reabastecimento em voo. As estimativas do Pentágono estavam no entanto completamente erradas pois em 1992, quando o avião foi pela primeira vez analisado pelos peritos ocidentais verificou-se que as suas capacidades tinham sido muito exageradas, pois a autonomia da aeronave era de cerca de 4500km, o que lhe dava um raio de acção operacional (com permanência de alguns minutos sobre o alvo) de 2.200km o que o deixava muito longe da classificação como bombardeiro estratégico. A versão Tu-22M3 foi a versão que resultou dos tratados internacionais e não conta com o sistema de reabastecimento em voo e utiliza os mesmos motores que foram utilizados no avião civil Tu-144, a cópia soviética do Concorde. O Tu-22M tem capacidade para transportar até 24 toneladas de bombas, no entando com a carga máxima a sua autonomia operacional é dramaticamente reduzida. Com o fim da Guerra Fria, muitos dos Tu-22M3 foram transferidos para a aviação naval russa. A Ucrânia manteve algumas unidades ao serviço. Em 1993, vários rumores chegaram a afirmar que a Rússia tinha vendido 12 Tu-22M ao Irão enquanto que outros rumores afirmavam que a aeronave teria sido vendida à China. No entanto nenhum desses rumores se confirmou. Existe uma versão de guerra electrónica do aparelho, embora aparentemente apenas a nível de protótipo. Informação genérica
Desde que a antiga União Soviética capturou um avião B-29 ainda durante a II Guerra Mundial e o copiou para produzir o bombardeiro Tu-4, que o país se preocupou com a produção de bombardeiros estratégicos, com grande raio de ação, que tivessem capacidade de atacar o ocidente. A URSS produziu vários bombardeiros que se basearam no B.29, o mais famoso dos quais é o Tu-95 «Bear». Tu-22 «Blinder-A» Quando passou a desenhar bombardeiro movidos por motores a reacção, um dos seus primeiros modelos foi o Tu-22, que foi baptizado no Ocidente como «Blinder» e que voou pela primeira vez em 1959. Tu-22M «Backfire»
No final dos anos 60, a industria soviética estava já a trabalhar num substituto do Tu-22 «Blinder» que foi pela primeira avistado em 1970.
Dimensões:
Comprimento: 42.4 M
Envergadura: 34.3 M
Altura: 11.1
Motores:
2 x motores Kuznetsov NK-25 turbofan
Potência total: 50000 Kgf
Peso / Capacidade de carga:
Peso vazio: 54000 Kg
Peso máximo/descolagem: 124000 Kg
Numero de suportes p/ armas: 0
Capacidade de carga/armamento: 24000 Kg
Velocidade / Autonomia
Velocidade Maxima: 2000 Km/h
Máxima(nível do mar): 800 Km/h
De cruzeiro: 900 Km/h
Autonomia standard /carregado : 1800 Km
Autonomia máxima / leve 4500 Km.
Altitude máxima: Não disponível

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem