Ataque aéreo de tropas dos EUA mata 11 em Cabul



Ao menos 11 supostos insurgentes morreram em uma ofensiva aérea lançada pelas tropas da coalizão liderada pelos Estados Unidos na Província de Cabul, Afeganistão, segundo informou nesta quarta-feira o comando americano.

Segundo um comunicado, a operação, que aconteceu nesta terça-feira (30) no distrito de Surobi, tinha como alvo um líder da milícia Hizb-e-Islami, que estaria envolvido na coordenação de ataques contra civis e tráfico de armas.

Os soldados fizeram uma batida contra o edifício em que se refugiavam os insurgentes, quando foram atacados por vários homens armados.

Os militares, que responderam ao ataque com armas leves e contaram com o apoio aéreo de um avião de combate, mataram 11 insurgentes, segundo a nota, que diz ainda que os combates não deixaram vítimas civis.

A coalizão não especificou que unidades participaram da operação, contudo, as tropas francesas costumam atuar na região de Surobi. Em uma operação terrestre, em agosto passado, ao menos seis soldados franceses morreram, no mais grave resultado de operação estrangeira desde 2001.

Em outro confronto, ao menos seis supostos insurgentes morreram, também nesta terça-feira (30), em um bombardeio da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), no leste afegão, segundo um comunicado da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

O comunicado, que não precisa a Província em que a operação aconteceu, descartou que a ofensiva tenha deixado civis feridos e assegurou que todas as vítimas foram "insurgentes inimigos".

A situação da segurança no Afeganistão tem se deteriorado e está no pior nível de violência desde a entrada da coalizão da Otan, em 2001. O número de bombas em estradas e seqüestros dobrou em 2008, em relação ao ano passado, segundo avaliação da ONU (Organização das Nações Unidas).

O número de bombas subiu de mil para 2.000 e os seqüestros subiu de 150 para 300, no mesmo período, de acordo com o embaixador da ONU, William Wood.

Com Efe, Associated Press e France Presse

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem