Brasil exporta navio de guerra para a Namíbia



Fruto do estreitamento das relações entre os Governos do Brasil e da Namíbia, foi assinado, em junho de 2004, um Acordo para fornecimento de um Navio-Patrulha e duas Lanchas-Patrulha para a Marinha daquele país africano.

O Navio-Patrulha, batizado “Brendan Simbwaye”, armado com canhão e metralhadoras, possui comprimento de 46,5 metros e desenvolve velocidade de 27 nós, e será empregado na vigilância e defesa da costa namibiana.

O projeto foi gerenciado pela EMGEPRON, empresa pública vinculada à Marinha do Brasil, que responsabilizou-se também pela garantia da qualidade da embarcação, pela instalação do armamento e pelo apoio logístico à Marinha da Namíbia.

Para a construção das embarcações, o Governo da Namíbia selecionou, dentre diversos estaleiros no Brasil, a Indústria Naval do Ceará - INACE, localizada em Fortaleza, uma vez que essa empresa já possuía a tecnologia necessária à execução de projetos militares, obtida com a construção de dois Navios-Patrulha Classe “Grajaú” para a Marinha do Brasil.

Essa iniciativa de sucesso, além de gerar empregos, fomentar a cadeia produtiva e desenvolver a tecnologia militar-naval, abre perspectivas para a exportação de outros navios de guerra, o que contribuirá para a expansão da indústria de defesa no País.

O Navio-Patrulha “Brendan Simbwaye” será incorporado à Marinha da Namíbia em 16 de janeiro de 2009, em cerimônia a ser realizada às 16:30h no estaleiro INACE, que contará com as presenças do Governador do Ceará; dos Ministros da Defesa da Namíbia e do Brasil; do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; dos Comandantes das Marinhas da Namíbia e do Brasil; e da Prefeita de Fortaleza, além de outras autoridades.

Características Gerais

Deslocamento: 197 ton (padrão), 217 ton (carregado).

Dimensões: 46.5 m de comprimento, 7.5 m de boca e 2.3 m de calado.

Propulsão: 2 motores diesel MTU 16V 396 TB94 de 2.740 bhp cada, acoplados a 2 eixos com hélices de três pás e passo fixo.

Combustível: 23 tons.

Eletricidade: 3 geradores no total de 300 Kw.

Velocidade: máxima de 26.5 nós e máxima mantida de 22 nós.

Raio de ação: 2.200 milhas náuticas à 12 nós (10 dias de autonomia).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem