Cifrões na defesa



Flávia Oliveira

A Estratégia Nacional de Defesa, plano anunciado em dezembro pelo governo para reaparelhar as Forças Armadas, já atrai empresas em busca de negócios no país. A Laad 2009, feira bienal de defesa, marcada para abril no Rio, espera 16 mil visitantes, 15% a mais que dois anos atrás. O número de delegações participantes subirá de 43 para 50, com 230 pessoas. "Com a Estratégia, cresceu o interesse pelo Brasil, o maior mercado de defesa latino-americano", conta Sergio Jardim, diretor da Clarion Events, que realiza a Laad. Os três grupos pré-selecionados a fornecer novos aviões-caça à FAB (Boeing, Dassault e Saab), diz ele, terão simuladores de aeronaves candidatas em seus estandes: "A aquisição de 36 caças, pelo projeto FX-2 da FAB, será de US$2,2 bilhões." A feira deve movimentar R$10 milhões só em comercialização e montagem de espaços. Embraer, Condor e Taurus estão entre as 50 empresas brasileiras entre 315 expositores.

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