Incorporação do Navio Polar Almirante Maximiano


Foi incorporado, no dia 03 de fevereiro de 2009, o Navio Polar Almirante Maximiano, em cerimônia presidida pelo Exmo. Sr. Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante-de-Esquadra Aurélio Ribeiro da Silva Filho, na cidade de Bremerhaven, Alemanha.

Compareceram ao evento o Exmo. Sr. Comodoro Karl-Wilhelm Bollow, Comandante da 2ª Força Operacional da Marinha Alemã e representante daquela Força no evento; o Diretor de Hidrografia e Navegação (DHN), Vice-Almirante Luiz Fernando Palmer Fonseca; o Exmo. Sr. Comandante da Escola de Operações Navais - Bremerhaven, Sr. Capitão-de- Mar-e-Guerra Gerd Kiehnle; e o Adido de Defesa Naval na República Federal da Alemanha e Holanda, Sr. Capitão-de-Mar-e-Guerra Carlos Frederico Carneiro Primo; dentre outras autoridades militares e civis locais.

A cerimônia foi iniciada às 14:30h, com o desembarque da antiga tripulação do ex-navio "Ocean Empress". Sob o comando do Sr. Imediato, CF Horacio Lopes Senior, a primeira tripulação do NPo Almirante Maximiano, composta por 12 Oficiais e 42 Praças, embarcou no Navio.

O V Alte Palmer, filho do Almirante Maximiano, foi convidado a hastear pela primeira vez o Pavilhão Nacional a bordo do Navio, cujo nome homenageia o ilustre Chefe Naval, responsável por tantos feitos na nossa Marinha, tendo sido pioneiro no projeto do submarino nuclear; na inserção das mulheres nas fileiras navais; criação da SOAMAR (Sociedade de Amigos da Marinha); e na aquisição do primeiro Navio de Apoio Oceanográfico, Barão de Teffé (H-42), que realizou a primeira expedição ao Continente Antártico.

Após o hasteamento do Pavilhão Nacional, foi empossado pelo CEMA, o primeiro Comandante do Navio, o Sr. Capitão-de-Mar-e-Guerra Sérgio Ricardo Segovia Barbosa, que foi recebido em seguida, com Honras de Portaló, a bordo de seu Navio. Após o embarque das autoridades presentes, foi assinado o Termo de Armamento e descerrou-se a placa alusiva à incorporação do Navio à Marinha do Brasil.

A Cerimônia foi encerrada e as autoridades foram convidadas a visitar o Navio, em especial seus cinco novos laboratórios; o convôo e hangar, recém-construídos; escritórios; academia de ginástica; Internet café; E passadiço, com destaque ao novo sistema de posicionamento dinâmico.

Na Praça D'Armas, prestou-se uma homenagem póstuma ao Exmo. Sr.Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, com o descerramento de um quadro, gentilmente cedido pela família, sendo um momento de muita emoção para todos os presentes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem