Susto nuclear no meio do Atlântico

Submarinos atômicos francês e britânico colidem carregados de ogivas

LONDRES. Dois submarinos nucleares carregados com ogivas atômicas, o britânico HMS Vanguard e o francês Le Triomphant, chocaram-se no início deste mês no meio do Oceano Atlântico, informaram ontem autoridades da França e do Reino Unido. Elas ressaltaram que apesar do susto, o acidente não causou vítimas nem danos graves nas embarcações. Segundo especialistas, o acidente poderia ter tido consequências catastróficas se tivesse provocado incêndio ou danos a alguma arma nuclear ou no casco de uma das embarcações. Cerca de 250 marinheiros estavam nos dois submarinos no momento da colisão.

— Foi um choque leve, que ocorreu por causa de uma ressaca no oceano. Felizmente não ocorreram prejuízos graves — disse o almirante Jonathan Band, chefe Marinha Real Britânica.

Deputados pedem investigação independente

Os ministérios da Defesa dos dois países não divulgaram a data do acidente mas, segundo a rede britânica BBC, a colisão ocorreu entre 3 e 4 de fevereiro. As duas embarcações, além de movidas a propulsão nuclear, têm capacidade para lançar mísseis atômicos. Ambos faziam exercícios militares no momento do choque. O HMS Vanguard é um dos 11 submarinos de propulsão nuclear da GrãBretanha e carregava, segundo fontes militares, pelo menos 48 ogivas atômicas.

Deputados britânicos pediram ontem uma investigação independente para identificar as causas do acidente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem