Apresentado o Global Hawk Block 40, agora com sensor AESA



Nesta quinta-feira, dia 25 de junho, a Northrop Grumman Corporation e a U.S. Air Force (Força Aérea dos EUA) apresentaram a nova geração do Global Hawk na fábrica da empresa em Palmdale, Califórnia (EUA). Trata-se do RQ-4 Block 40, que tem uma série de 15 aeronaves programadas para produção. O Global Hawk é um UAV (veículo aéreo não tripulado) que voa com grande alcance em altitudes elevadas, ajudando na tomada de decisões sobre o Teatro de Operações.

Segundo a empresa, a grande novidade da nova versão é o sensor avançado e para todo tempo MP-RTIP - multi-platform radar technology insertion program (programa de inserção de tecnologia de radar multi-plataforma), que incorpora tecnologia AESA (Active Electronic Scanned Array - varredura eletrônica ativa), sendo a primeira vez que essa tecnologia é utilizada em um veículo aéreo não tripulado que opera em altitudes elevadas. Com essa tecnologia, a aeronave ganha capacidade de fornecer mapeamento a partir de radar de abertura sintética em quaisquer condições de tempo, dia e noite.

Desde 2001, o sistema Global Hawk já somou mais de 31.000 horas voadas, e a aeronave apresentada na cerimônia foi a 27ª produzida desde o início do programa, em 1995. Os testes de voo desta primeira unidade do Block 40, que recebeu a designação AF-18, devem começar no mês de julho.

A aeronave é capaz de voar a altitudes acima de 60.000 pés, em missões com mais de 32 horas de duração a velocidades que podem atingira 340 nós. A Northrop Grumman é a principal empresa contratada para os programas Global Hawk e radar MP-RTIP, a Raytheon Space and Airborne Systems a principal subcontratada.

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