Nova Friburgo celebra 100 anos do Tiro de Guerra

Escola militar faz desfile na principal avenida e ganha presente do JB

Thiago Jansen

Um desfile militar realizado neste domingo, na Avenida Alberto Braune, principal via de Nova Friburgo, marcou o início das comemorações pelo centenário do Tiro de Guerra da cidade, fundado em 15 de agosto de 1909 pelo então Ministro da Guerra, o General Carlos Eugenio A. Guimarães.

As solenidades começaram às 10h da manhã, com a inauguração de uma placa comemorativa na sede da instituição. Às 14h, cerca de 5.000 pessoas se reuniram ao longo da Avenida Alberto Braune para acompanhar a cerimônia do desfile, que contou com a presença do prefeito de Nova Friburgo e diretor do Tiro de Guerra, Heródoto Bento de Mello, do general-de-divisão Jorge Armando de Almeida Ribeiro e dos secretários municipais.

O diretor geral do Jornal do Brasil, Eduardo Larangeira Jácome, entregou uma réplica da edição do diário, que registrou, em 1909, a criação do Tiro de Guerra.

A solenidade começou com uma formatura militar de honra em homenagem ao general Jorge Armando e prosseguiu com a entrega de 30 diplomas de honra ao mérito a personalidades importantes para história do Tiro de Guerra.

Entre os homenageados estiveram Dácio Bizzotto, 85 anos, o mais antigo atirador da instituição, e Amaro Pinto Vasconcelos, 82, ex-combatente da cidade e que lutou na campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial.

Ao final da entrega dos diplomas, membros do 23º Batalhão Imperador, de Petrópolis, e das principais forças da cidade – Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Marinha, através do Sanatório Naval – marcharam pela principal via da cidade.

As homenagens aos 100 anos do Tiro de Guerra de Nova Friburgo continuarão até o feriado do dia 7 de setembro. No próximo dia 21, será realizado um torneio de futebol entre os membros do Exército, da Marinha, da Aeronáutica e das forças da cidade, com um churrasco comemorativo para os participantes e suas famílias. No dia 25, por proposta do vereador Renato Abi-Râmia, a Câmara Municipal da cidade realizará uma sessão solene em homenagem à instituição.

As celebrações se encerrarão com o tradicional desfile de Proclamação da República, quando será lançado um selo especial em homenagem ao centenário da instituição.

O secretário municipal de Comunicação Social de Nova Friburgo, Girlan Guilland, conta a importância histórica do evento.

– Há 100 anos que o Tiro de Guerra tem sido uma escola de cidadania e civismo para os jovens da cidade, proporcionando aos seus alunos não apenas uma formação militar, mas também para a vida.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem