Saab se diz surpresa com decisão romena por F-16 usados

AFP
 
O grupo sueco Saab comunicou nesta quinta-feira, 25 de março, que estava surpreso com a escolha de caças F-16 de segunda mão em detrimento de seus caças Gripen, e pediu às autoridades que submetam todas as ofertas ao parlamento. O diretor de marketing da Saab para a Romênia, Richard Smith, afirmou: "Estamos surpresos com o pronunciamento que indicou que o Conselho Supremo de Defesa está interessado em velhos F-16, sem qualquer offset, devido à falta de recursos financeiros. Infelizmente, a força armada romena acabará com o lixo de outros".

O Conselho Supremo anunciou na quarta-feira que iria submeter ao parlamento sua decisão de comprar 24 aeronaves F-16 atualmente em uso pela Força Aérea dos Estados Unidos. O Ministro da Defesa disse que Bucareste também está considerando a compra de 24 F-16 novos e, num estágio futuro, 24 F-35, enfatizando que isso é parte da "parceria estratégica" entre a Romênia e os EUA. Por seu lado, a Saab disse que o ministro deveria "apresentar ao parlamento todas as ofertas que foram submetidas, para que todos os fatos sejam disponibilizados para discussão."

A Saab argumenta que sua oferta é "de longe a melhor, do ponto de vista econômico, devido ao generoso offset de 100%. Estamos garantindo offset que levará investimentos e criará dezenas de milhares de novos empregos. Os Estados Unidos não estão prometendo nada. Em um período de crise econômica, isso é simplesmente ultrajante."

A Romênia há muito vem desejando a compra de caças para substituir seus antigos MiG-21 Lancer fabricados no tempo da União Soviética, mas vem postergando a decisão devido à falta de recursos. O F-16 da Lockheed Martin estava competindo com o Gripen da Saab, o Eurofighter da EADS, BAE Systems e Alenia/Finmeccanica e o Rafale da Dassault.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem