Projeto “Lembrando” leva veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais à Região dos Lagos do Rio de Janeiro

MINISTÉRIO DA DEFESA
Assessoria de Comunicação Social


Nos dias 11 e 12 de agosto, 50 militares inativos filiados à Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN) visitaram o Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia e o Museu Oceanográfico do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. O evento faz parte do Projeto “Lembrando”, promovido pela Assessoria de Serviço Social do Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CPesFN).

 
O Projeto “Lembrando” é pautado pelo Programa de Maturidade Saudável e visa realizar atividades voltadas para a valorização do segmento inativo da Marinha do Brasil, por meio de ações de cunho socioeducativo e da interação entre militares ativos e inativos, a fim de estimular o convívio entre gerações.

 
O Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, Vice-Almirante (FN) Carlos Alfredo Vicente Leitão, afirmou que o Projeto “Lembrando” é motivo de muita felicidade. “Visamos proporcionar aos militares da reserva a vivência da Marinha de hoje. A Marinha está numa dinâmica muito grande, atualizando-se a cada dia. Este Projeto proporciona aos inativos conhecer o que a Marinha de hoje tem e faz, o que é uma realidade muito diferente da época deles”, declarou o Almirante.

 
E foi exatamente como voltar à rotina de bordo. Os 50 veteranos passaram dois dias conhecendo as instalações do Complexo Aeronaval e o Museu Oceanográfico.

 
A visita ao Comando da Força Aeronaval começou com as boas-vindas do Contra-Almirante Liseo Zampronio, Comandante da Força, e com a exibição do filme sobre a área do Complexo Aeronaval. Logo depois, o grupo participou da “Oficina de Técnicas de Alongamento para a 3ª Idade” e da “Palestra de Alimentação Saudável na 3ª Idade”.

 
Depois do almoço, os veteranos visitaram o Esquadrão VF-1, o Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira, o Esquadrão HU-2, o Esquadrão HU-1 e o Museu da Aviação Naval.

 
Em Arraial do Cabo, a visita guiada ao Museu Oceanográfico do IEAPM durou, aproximadamente, uma hora e a comitiva conheceu o acervo composto por equipamentos oceanográficos, diversos organismos marinhos coletados na região, o esqueleto de uma baleia Orca encalhada na Ilha de Cabo Frio em 1981 e o Peixe-Rei capturado na Praia Grande em 1990. Também foi possível ver peixes de diversas espécies e tartarugas-marinhas nos aquários.

 
Os veteranos Suboficial (FN) Admilson Alves da Silva e Soldado (FN) Ailton Alves da Silva vieram de São Paulo para participar do Projeto. Os irmãos afirmaram que participar do “Projeto Lembrando” foi uma maneira de reviver os tempos de Marinha e, também, de aprender coisas novas. “Eu já tinha vindo para o Encontro de Veteranos no mês de junho e tinha ficado muito satisfeito. Esta viagem está sendo excelente, pois temos a oportunidade de estreitar o  relacionamento com antigos companheiros, fazer novas amizades e verificar como está a nossa Marinha”, declarou o Suboficial Admilson, veterano associado da Sede Regional de São Paulo da AVCFN.

 
O “Projeto Lembrando” contou com o apoio do Núcleo do Serviço de Assistência Integrada ao Pessoal da Marinha (N-SAIPM) do Comando da Força Aeronaval e dos Oficiais do IEAPM.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem