Dois aviões britânicos partem para auxiliar na ofensiva em Mali

EFE

Londres, 13 jan (EFE).- Dois aviões britânicos partem neste domingo do Reino Unido à França para dar apoio às Forças Armadas francesas na ofensiva em Mali, desdobrada para deter o avanço de grupos salafistas, segundo confirmaram fontes do Ministério da Defesa.

O primeiro dos aviões, um C17 de carga da Real Força Aérea, já chegou a uma base aérea de Paris, enquanto o segundo, do mesmo tipo, partirá nas próximas horas, informa a "BBC".

O primeiro C17 será carregado com equipamentos e partirá rumo ao país africano na segunda-feira, em uma só viagem, enquanto o segundo fará voos entre França e Bamaco nos próximos dias, aponta a rede pública.

O Governo britânico anunciou ontem que ofereceria apoio logístico "para transportar tropas estrangeiras e equipamento militar" a Mali, mas precisou que não enviará soldados.

O primeiro-ministro, David Cameron, expressou sua "profunda preocupação" com o avanço dos rebeldes, que "estendem o alcance dos grupos terroristas e ameaçam a estabilidade do país e da região em seu conjunto".

Cameron acredita que é necessário "impulsionar urgentemente a aplicação de resoluções do Conselho de Segurança da ONU sobre Mali e assegurar que a intervenção militar seja reforçada com um processo político inclusivo que leve às eleições e ao retorno de um Governo civil".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem