Nas asas de Marinho e Snowden

Gilberto Nascimento | Brasil Econômico

Dirigentes da empresa sueca Saab estarão hoje em São Bernardo do Campo para discutir com o prefeito da cidade, Luiz Marinho (PT), detalhes de investimentos a serem feitos na cidade. A Saab produz o caça Gripen NG, escolhido pela presidenta Dilma, no fim do ano passado, para substituir a frota de Mirages da Força Aérea Brasileira (FAB), que será desativada. Atuando nos bastidores, Marinho foi importante na decisão do governo brasileiro de escolher o caça sueco. Outra figura decisiva foi o ex-analista da CIA Edward Snowden, acusado de espionagem pelos EUA após divulgar informações sigilosas. A presidente Dilma havia dado sinais de que poderia optar pelo F-18, da americana Boeing. Depois das revelações de Snowden, desistiu da ideia.

A proposta americana ruiu com a descoberta da rede de espionagem dos EUA nos gabinetes de Brasília. O ex-presidente Lula preferia o Rafale, da francesa Dassault. Mas Lula, em maio de 2010, ficou decepcionado com o então presidente da França, Nicolas Sarkozy, pelo fato de ele ter se declarado a favor de sanções diplomáticas ao Irã, contrariando posições do Brasil e Turquia. Ao final de seu governo, o petista decidiu deixar a decisão para a sucessora Dilma. Marinho, então, foi comunicar o fato aos dirigentes da Saab, em um jantar na Suécia. Defensor da instalação de uma fábrica do Gripen em São Bernardo, o prefeito questionou a razão de o rei Gustavo e a rainha Silvia não se envolverem na discussão dos caças, diferentemente de líderes dos países concorrentes. Na mesma noite, recebeu no hotel um convite para conversar com o rei.

Quem sabe menos

Marinho teve um atrito com o ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim, que havia convencido Lula a defender o Rafale. Informado das ações do prefeito, Jobim indagou: “Quem é Marinho e o que ele entende de aviação?” O petista respondeu: “Tanto quanto o Jobim, ou seja, nada”.


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