Rússia negocia venda de 24 caças MiG-35 ao Egito

Poder Aéreo

Noticiário do Channel 2 de Israel informou na quinta-feira, 24 de abril, que o Egito poderá assinar um acordo com a Rússia para a compra de 24 caças avançados MiG-35. O canal citou fontes oficiais em Moscou e no Cairo, segundo o jornal Times of Israel.

O sofisticado MiG-35 ainda não foi vendido para qualquer outro país, mas delegação russa estaria atualmente no Cairo em reunião com autoridades para conseguir a venda. Notícias anteriores indicavam que o Egito estava interessado em caças MiG-29, helicópteros Mi-35 e outros equipamentos, num pacote avaliado em 3 bilhões de dólares. A RIA Novosti russa informou que a Arábia Saudita financiaria a compra.

Ao mesmo tempo, a Força Aérea Russa indicou sua intenção de adquirir 100 novos caças MiG-35, para entregas em 2016, conforme reportagem da Jane’s Defence.

Essa venda ao Egito seria um grande revés para o presidente dos EUA, Barack Obama, que enfrenta o enfraquecimento do poder norte-americano em meio à intervenção russa na Ucrânia. Analista ouvido pelo Channel 2 opinou que Obama estaria perdendo o Egito para Putin. Anualmente, os EUA mandam mais de 3 bilhões de dólares ao Egito, como parte do acordo de paz de Camp David com Israel, e tem fornecido material militar aos egípcios desde 1979. Porém, desde o golpe militar em que Abdel Fattah el-Sissi tirou o presidente Mohammed Morsi do poder, os Estados Unidos tiveram que cortar parte da ajuda. Putin apoia Sissi, que é forte candidato à presidência nas próximas eleições egípcias, marcadas para o mês que vem.

FONTE: The Times of Israel (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem