Israelenses podem fazer parceria com argentinos para vender o jato Pampa III

Poder Aéreo

A companhia Elbit, uma das principais corporações de eletrônica militar de Israel, cogita discutir uma associação com a Fábrica de Aviões Brigadeiro San Martín (FadeA), de Córdoba, para a colocação no mercado internacional do jato subsônico argentino de treinamento de pilotos de combate Pampa III.


Pampa III

Os israelenses dizem que a própria aviação militar de seu país tem interesse na aeronave, e que também a Força Aérea da Índia prevê incorporar um treinador a jato com as características do avião argentino. Segundo essas fontes, além de Israel e Índia, ao menos quatro outras forças aéreas responderam positivamente a uma sondagem preliminar sobre a conveniência de virem a comprar o produto da FadeA.

De acordo com um representante da indústria aeronáutica judaica na América do Sul, os países africanos representam um mercado potencial para o avião, mas ele adverte: o rumor de que a Força Aérea Alemã poderia fazer uma importação de 100 modelos Pampa III é infundado.

GT -
O Pampa III é um desenvolvimento do avião subsônico Alpha Jet, concebido, desenhado e produzido com grande sucesso, na década de 1970, por um consórcio franco-alemão.

Nas mãos dos argentinos ele ganhou diversos componentes fabricados pelas indústrias aeronáuticas de Israel (Elbit e IAI), da França e da África do Sul. Rebatizado “Pampa”, foi reprojetado com modificações estruturais (sobretudo no nariz) e uma total reformulação da cabine dos pilotos, o que redundou nas versões II e III – também conhecida pela sigla GT, de Generación Táctica (“Geração Tática”) –, mas apenas a II voa atualmente.

Na opinião de Santiago Rodríguez, secretario de Ciência, Tecnologia e Produção para a Defesado Ministério da Defesa argentino, para que esse programa tenha continuidade, seu desenvolvimento precisará superar as carências, na indústria aeronáutica local, de “cinco componentes críticos”. O Poder Aéreo apurou que entre esses “componentes críticos” estão os atuadores da aeronave.

Nesse momento a FadeA examina recorrer a componentes de um Pampa II para cumprir o planejamento de fazer o roll out do Pampa III em outubro deste ano. Mas essa é, obviamente, uma solução provisória.

A maior premência pelo Pampa III é da própria Força Aérea Argentina, que necessita de um jato com a aviônica sofisticada do Pampa III (especialmente data link) para cumprir missões de interceptação de voos ilícitos na fronteira noroeste do país, já que os seus caças Mirage III e A-4AR Fightinghawk apresentam diversas restrições operacionais.


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