Poroshenko assina decreto sobre o combate à 'ameaça russa'

O presidente Pyotr Poroshenko assinou o decreto sobre a entrada em vigor da decisão do SNBO relativa às medidas de emergência de combate à "ameaça russa", divulga o site do chefe de Estado ucraniano.


Sputnik

Segundo as decisões tomadas na reunião do Conselho de Segurança e Defesa Nacional (SNBO), o gabinete de ministros deveria sem demora tomar medidas para prestar ajuda às vítimas dos “atentados” no território das autoproclamadas Repúblicas de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL).


O Presidente da Ucrânia Pyotr Poroshenko
© Sputnik/ Mikhail Palinchak

Nos finais de janeiro, a pedido de Poroshenko, foi realizada a reunião do Conselho em relação com o agravamento da situação em Donbass.

Segundo as decisões tomadas, o governo incumbiu o Conselho Nacional de TV e Radiodifusão de começar uma campanha contra a agressão informativa russa. O SNBO também indicou à Procuradoria-Geral da Ucrânia tomar medidas para o reconhecimento das RPD e RPL como organizações terroristas.

"O presidente assinou o decreto sobre a execução das decisões do Conselho de Segurança e Defesa Nacional de 25 de janeiro de 2015 ‘Sobre medidas urgentes para combater a ameaça russa e manifestações de terrorismo, apoiadas pela Rússia’”, escreve-se no comunicado.

Ao mesmo tempo, Moscou tem repetidamente declarado que não é parte do conflito ucraniano, não fornece armamentos às autoproclamadas Repúblicas Populares de Donbass e está interessada em a Ucrânia superar a crise política e econômica.

As autoridades de Kiev estão realizando uma operação militar no leste da Ucrânia dirigida contra a população da região, descontente com o golpe de Estado ocorrido em fevereiro. Segundo os dados últimos da ONU, já mais de 5,5 mil de pessoas se tornaram vítimas do conflito armado na Ucrânia.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem