Primeiro voo do M-345 HET de produção em série

A primeira aeronave de treinamento básico/avançado M-345 HET (High Efficiency Trainer) executou com sucesso seu primeiro voo no aeroporto Venegono Superiore (Varese, Itália) no dia 21 de dezembro com os pilotos Quirino Bucci e Giacomo Iannelli a bordo.


Poder Aéreo

ROMA — Quirino Bucci, Piloto de Teste de Projeto de Treinamento da Divisão de Aeronaves, disse: “O avião teve um excelente desempenho, atendendo perfeitamente aos parâmetros e às expectativas do projeto. O motor, em particular, mostrou uma resposta excepcional às mudanças de potência, um fator-chave para o papel que o M-345 desempenhará, particularmente para voos acrobáticos. Também testamos os avançados sistemas on-board e estou extremamente feliz com a excelente integração de aviônicos e a interface homem-máquina. ”

M-345 HET
Aermacchi M-345 HET

Lucio Valerio Cioffi, diretor administrativo da Divisão Aeronáutica de Leonardo, disse: “Estou extremamente feliz com o que fizemos até agora e com o pouco tempo necessário para alcançar um resultado tão excelente. Graças ao seu desempenho e ao sistema de treinamento integrado, o M-345, que já gerou interesse entre muitas forças aéreas em todo o mundo, proporcionará um aprimoramento significativo na eficácia do treinamento e na redução de custos operacionais. É uma aeronave que é capaz de combinar o desempenho e a eficácia superiores de um jato com o custo de um turboélice de alta potência.”

A Força Aérea Italiana, o cliente de lançamento, tem uma exigência de até 45 aviões M-345 (designado T-345A) para substituir progressivamente 137 jatos MB-339, que entraram em operação pela primeira vez em 1982, e se tornarom o novo avião da equipe acrobática da Força Aérea Italiana. Até o momento, o cliente encomendou cinco aeronaves e o primeiro será entregue no início de 2020. Os novos M-345 se juntarão aos os M-346 usados ​​durante a fase de treinamento avançado dos pilotos da Força Aérea Italiana. Através da Escola Internacional de Treinamento de Voo, a Força Aérea poderá fortalecer o crescimento e a internacionalização de sua escola de treinamento e, ao mesmo tempo, aumentar as capacidades e serviços oferecidos aos clientes.

Detalhes do M-345 HET

O novo M-345 HET (High Efficiency Trainer) reduz o tempo requerido pelas Forças Aéreas para treinar pilotos. Também dá aos estagiários a chance de pilotar uma aeronave que apresenta características de desempenho mais altas do que outras aeronaves de treinamento básico/avançado atualmente em serviço em todo o mundo. O desempenho do M-345 permite que ele execute os tipos de missão mais exigentes encontrados em um programa de treinamento, oferecendo treinamento de alta qualidade a um custo significativamente menor.

A arquitetura do cockpit M-345 é a mesma dos caças da linha de frente. O M-345 também pode desempenhar funções operacionais, graças a um envelope de voo ampliado, com capacidade de manobra em alta velocidade, mesmo em altas altitudes, sistemas aviônicos modernos, alta capacidade de carga e desempenho.

O M-345 foi projetado com um longo ciclo de vida e uma abordagem de manutenção baseada em apenas dois níveis, eliminando a necessidade de revisões gerais dispendiosas. O Health and Monitoring Usage System (HUMS) da aeronave também contribui para um custo de propriedade menor.

Um sofisticado simulador de treinamento a bordo confere uma série de benefícios. Por exemplo, os pilotos M-345 são capazes de planejar manobras antes do treinamento ao vivo, permitindo maior eficiência durante o voo. Os treinandos também são capazes de voar em formação com outros pilotos no ar e no solo em simuladores, através de um link de dados em tempo real. A Estação de Planejamento de Missões e Debriefing (MPDS) da aeronave permite que os treinandos analisem as missões que acabaram de voar.

O motor do M-345 é um turbofan Williams FJ44-4M-34 otimizado para uso militar e acrobático. O cockpit é baseado nos controles HOTAS (Hands-On-Throttle-And-Stick) e possui um glass cockpit com uma tela sensível ao toque de três cores MFD (Display multifuncional). O head-up display da aeronave é espelhado por uma quarta tela no cockpit traseiro.

DIVULGAÇÃO: Leonardo

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