Irã não negociará com Trump até que EUA mostrem respeito, diz chanceler

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, afirmou nesta terça-feira (21) que seu país não negociará com o presidente dos EUA, Donald Trump, até que Washington mostre respeito.


Sputnik

"Nós não temos a intenção de falar com pessoas que quebraram suas promessas", disse Zarif à CNN. "O Irã nunca negocia com coerção. Você não pode ameaçar um iraniano e esperar por cooperação. O caminho para fazer isso é através do respeito e não por ameaças".

Chanceler do Irã Mohammad Javad Zarif
Ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif © AP Photo / Petr David Josek

No dia 15 de maio, Trump deu uma declaração no Twitter de que está confiante que o Irã estaria disposto a negociar seu programa nuclear com os EUA em breve.

No entanto, os Estados Unidos desde então aumentou sua presença militar no Oriente Médio. O conselheiro de segurança nacional dos EUA, John Bolton, afirmou que esse movimento é uma mensagem direta ao Irã.

Os EUA recentemente enviaram à região um porta-aviões, mísseis Patriot, bombardeiros B-52 e jatos F-15, de acordo com o Departamento de Defesas dos EUA.

"Todos esses ativos militares em uma área pequena é algo propício a acidente", disse Zarif, que acrescentou que os "extrema prudência é requerida e os EUA estão jogando um jogo muito, muito perigoso".

Zarif reiterou que o Supremo Líder Aiotolá Ali Khamenei reiterou que o Irã não quer guerra com os EUA, mas que irá se defender caso seja atacado.

As tensões entre Irã e EUA aumentaram em 2018, após a saída unilateral dos EUA do Plano Conjunto de Ação Integral (JCPOA), reinstaurando sanções. Já em 8 de maio de 2019, o Irã anunciou que irá descontinuar parcialmente suas obrigações no acordo nuclear.

Cortina De Ar Springer 0,90 cm 220v

Cortina De Ar Springer 0,90 cm 220v

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem