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China: Novo túnel de vento vai ajudar a desenvolver caça de geração próxima até 2035

O novo túnel de vento da China, chamado FL-62, realizou sua primeira operação no dia 26 de maio, em um teste para uma nova aeronave não revelada, que provavelmente será um caça a jato da sexta geração mais avançado que o J-20 e o J-31.
Poder Aéreo


Referindo-se às novas aeronaves, o designer-chefe do jato J-20, Yang Wei, havia dito em um programa televisivo da CCTV que a China projetaria “uma aeronave muito diferente no futuro através da verdadeira inovação”.

O campo de fluxo gerado pelo túnel de vento foi estável e os dados de teste da aeronave foram coletados pela primeira vez, anunciou o Aerodynamics Research Institute, da estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC), em comunicado divulgado nesta terça-feira pelo Global Times.

A China iniciou o trabalho em um caça de última geração a ser apresentado até 2035 ou mais cedo, segundo Wang Haifeng, arquiteto-chefe do Instituto de Pesquisa e Design de Aviões de Chengdu da AVIC em 2019, que também participou do desenvolvimento dos av…

Jato indiano Tejas ganha versão chamada SPORT para treinamento avançado (VIDEO)

Novo treinador geração 4++ poderá operar como avião de combate se necessário


Poder Aéreo

A companhia estatal indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) está desenvolvendo uma aeronave de treinamento avançado da geração 4++ que poderá ser usada para treinar pilotos da Força Aérea Indiana (IAF) antes que eles assumam o controle de caças de alto desempenho como o Rafale.

LCA Tejas biposto

Denominado Supersonic Omni Role Trainer Aircraft (SPORT), o jato é baseado na versão biposto do Light Combat Aircraft (LCA) Tejas.

A nova aeronave poderá também ser usada não apenas como treinador durante o tempo de paz, mas também como aeronave de combate durante a guerra.

No módulo de treinamento da IAF, os pilotos de caça passam por treinamento básico, treinamento intermediário e, posteriormente, treinamento avançado em jatos.

Após o treinamento avançado em jatos, eles partem para uma aeronave de alto desempenho, como Rafale ou Mirage 2000 ou MiG-29.

Durante o período de treinamento avançado no Advanced Jet Trainer, como a aeronave Hawk, os pilotos não têm acesso a dispositivos de alto desempenho, como Helmet Mounted Display (HMD), Laser Designation Pod (LDP) ou bombas guiadas a laser ou míssil de cruzeiro.

No jato SPORT, os alunos poderão treinar com o HMDS, LDP, mísseis de cruzeiro, bombas guiadas a laser, mísseis antinavio, armas inteligentes e drones. A HAL concluiu o projeto preliminar e está fazendo o desenvolvimento da aeronave.

Durante o Aero India no início de 2019, um simulador do SPORT foi apresentado e os pilotos que o experimentaram deram um sinal de positivo.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO SPORT

O Supersonic Omni Role Trainer Aircraft (SPORT) da HAL baseado no LCA biposto e possibilitará o treinamento nas seguintes áreas:

1. Treinamento de combate dedicado a grupos de engajamento de grandes forças

2. Conceitos e treinamento em nível tático e operacional Net Centric Warfare (NCW)

3. Conceitos de radar de controle de tiro (FCR) e treinamento de operações

4. Conceitos de busca e rastreamento por infra-vermelho (IRST) e treinamento de operações

5. Conceitos e treinamento de operações do sistema de exibição montado em capacete (HMDS)

6. Treinamento de combate BVR dedicado

7. Conceitos e treinamento dedicados de EW (Guerra Eletrônica)

8. Conceitos de ambiente a laser e treinamento sobre o uso de Pod Designador a Laser (LDP)

9. Exposição ao lançamento de mísseis ar-ar (BVR e CCM)

10. Exposição ao lançamento de ALCM, ASM

11. Prática de lançamento de PGM (com e sem designação de alvo pela aeronave mãe)

O Jaguar MAX e o SPORT utilizarão subsistemas comuns, como aviônicos, LRUs, etc. desenvolvidos para especificamente eles.

COLABOROU: Nostra



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