Planalto em alerta para soberania de reservas

O Planalto trata como perigo real e imediato a perda de soberania sobre terras demarcadas da Raposa Serra do Sol e de áreas ianomâmis na fronteira norte do País, ricas em ouro e nióbio. 


Forças Terrestres

De acordo com um conselheiro de Jair Bolsonaro, a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) abre brecha para que os índios pleiteiem a emancipação. Segundo esse auxiliar, muito próximo do presidente, os índios da região já têm território e língua própria. Se fizerem hino e bandeira, podem pedir reconhecimento como nação na ONU.

Vista aérea da Raposa Serra do Sol
Vista aérea da Raposa Serra do Sol

Precedente

Os militares citam como exemplo a emancipação da nação indígena guarani Charagua Iyambe, em 2017. Antes, pertencia à Bolívia.

Ocupar… 

Para evitar a influência de nações estrangeiras, o governo Bolsonaro vê com bons olhos o projeto em tramitação na Câmara que permite o arrendamento de terras indígenas para a agropecuária.

…e resistir. 

O efetivo militar de 30 mil homens é tido como insuficiente. Considerando que andam em duplas, cada uma seria responsável por área de 80 quilômetros quadrados.

Atrasado

Há também uma dificuldade tecnológica para vigiar a região. O Sisfron, sistema de monitoramento por satélite, já está defasado antes mesmo de começar a funcionar. Os recursos do projeto foram contingenciados.

Penúria

O comandante do Exército, Edson Pujol, enviou ofício dispensando os quartéis do expediente nas segundas-feiras de setembro. Com orçamento contingenciado, pretende economizar com água, luz e alimentação dos soldados.

FONTE: Coluna do Estadão

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem