Índia ativa pista de pouso militar para caças perto da fronteira com China

Apesar da objeção chinesa à posição de Nova Deli referente ao estado indiano de Arunachal Pradesh, que Pequim chama de "Tibete do Sul", a Força Aérea da Índia ativou uma pista de pouso avançada nesta região.


Sputnik

"A pista reativada ajudará na gestão eficaz da fronteira da Índia com Myanmar e facilitará o lançamento de operações conjuntas pelo Exército indiano e pela Força Aérea indiana", disse o marechal R.D. Mathur durante a inauguração da pista, que foi renovada nesta quarta-feira (18).


Caças Su-30MKI da Força Aérea da Índia, 23 de janeiro de 2015
Sukhoi Su-30 indianos © REUTERS / Adnan Abidi

Esta é a oitava pista de aterrissagem avançada a ter sido reativada, desde 2009, para operar jatos e aviões de transporte perto da fronteira com a China na área remota de Vijaynagar, situada no distrito de Changlang de Arunachal.

Todas essas pistas têm sido capazes de operar com as maiores aeronaves de transporte do país, como os aviões C-130J e C-17 Globemaster, e caças Su-30MKI.

A Força Aérea da Índia (IAF) identificou 24 aeródromos desativados que podem ser implementados para outros fins, como a instalação de radares de longo alcance, armazenamento de armas, dispersão de ativos estratégicos durante as operações, pistas de recuperação de emergência, instalação de armas antiaéreas e operações de helicópteros.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem