Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

No Dia da Amazônia Azul, Marinha troca celebrações por combate ao óleo no litoral

Comemoração, realizada todos os anos no dia 16 de novembro, deu lugar à busca e contenção da substância que chegou a dez estados brasileiros.
Por Pedro Alves e Beatriz Castro | G1 PE e TV Globo

Em 2019, o Dia Nacional da Amazônia Azul é celebrado neste domingo (16). Anualmente, desde 2015, a Marinha do Brasil realiza uma comemoração para lembrar da importância do mar brasileiro. Neste ano, porém, diante do desastre ambiental causado pelas manchas de óleo no litoral, os esforços são concentrados no combate à substância, em uma ação chamada "Operação Amazônia Azul, Mar limpo é Vida!".

A Amazônia Azul é uma zona econômica marítima exclusiva do Brasil. O país tem o direito de explorar cerca de 5,7 milhões de quilômetros quadrados de oceano, o que equivale a, aproximadamente, metade da massa continental brasileira.

Essa área passou a ser chamada de Amazônia Azul justamente para indicar à sociedade a importância dessa faixa do oceano, já que é dela que saem cerca de 85% do petróleo, 7…

Ataque aéreo no Afeganistão mata 53 militantes do Talibã

As forças de segurança afegãs realizaram ataques aéreos na província de Faryab, deixando 53 militantes do grupo islâmico Talibã mortos.


Sputnik

A informação foi divulgada neste domingo (27) pelo Ministério da Defesa do Afeganistão.


Resultado de imagem para super tucano afeganistão
A-29 Super Tucano do Afeganistão | Reprodução

"O Talibã [grupo terrorista proibido na Rússia] atacou os postos de controle da ANA [Exército Nacional Afegão] na área de Khwaja Namosi, no distrito de Pashtun Kot. [O exército repeliu] com ataques aéreos matando 53 militantes do Talibã", disse o Ministério através do comunicado.

Um outro documento publicado pelo Ministério apontou que um grupo à parte de militantes do Talibã também foi neutralizado no distrito de Rabat Sangi, na província de Herat.

O ataque aéreo na província de Logar matou seis militantes no início do dia, incluindo um comandante pertencente ao grupo insurgente da Rede Haqqani, afiliada ao Talibã.


Comentários