Caça da Marinha brasileira pega fogo ao decolar de base naval no Rio de Janeiro (VÍDEO)

Vídeo mostra momento em que o caça modelo A-4 (AF-1B) explode já no solo. Piloto conseguiu sair da aeronave e passa bem.


Sputnik

Um caça da Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, estado do Rio de Janeiro, sofreu uma avaria durante a decolagem na manhã desta terça-feira (21) e, em seguida, pegou fogo, o que causou a destruição da aeronave, informou a Marinha por meio do Comando do 1º Distrito Naval.


Resultado de imagem para Caça da Marinha brasileira pega fogo ao decolar de base naval no Rio de Janeiro
Reprodução

De acordo com a nota da Marinha, “o piloto não sofreu ferimentos e passa bem”. O militar já tinha deixado a aeronave quando começou o incêndio.

Devido à avaria, a aeronave ultrapassou a pista de pouso, pegando fogo em seguida. Logo depois, houve uma explosão e o caça foi destruído pelo incêndio. O caça pertencia ao 1º Esquadrão de Interceptação e Ataque.

O comunicado da Marinha diz que a investigação da ocorrência foi iniciada e deverá apresentar os resultados das causas do incêndio em 180 dias. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que a aeronave pega fogo e explode já no solo.

O caça A-4 foi comprado pela Marinha do Brasil na década de 1990, do Kuwait, junto a outras 22 aeronaves.

Depois da aquisição o avião recebeu a denominação de AF-1 e AF-1M, versão que recebeu atualizações feitas pela Embraer. O modelo que sofreu o acidente é uma unidade que passou pelo processo de atualização e servia a Marinha desde 2018.

O modelo é conhecido por aparecer no filme "Top Gun", simulando os "Migs" russos, sendo pilotado pelos personagens Viper e Jester.

Este modelo de aeronave também foi utilizado em diversas missões pelos Estados Unidos e pela Argentina durante a Guerra das Malvinas.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem