EUA podem manter tropas na Síria para proteger poços de petróleo

O secretário de Defesa americano, Mark Esper, disse esta segunda-feira (21) que seu país está considerando manter algumas tropas perto de poços de petróleo no nordeste da Síria, ao lado das Forças Democráticas da Síria (SDF).


Sputnik

Segundo a autoridade americana, o governo dos Estados Unidos pondera manter um pequeno remanescente de suas forças com o intuito de impedir que o Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em outros países) utilize poços de petróleo sírios para financiar suas atividades.


Soldados norte-americanos no nordeste da Síria
© AFP 2019 / AHMAD AL-RUBAYE

"No momento temos tropas em algumas cidades que estão localizadas bem perto dessa área [...] O propósito é impedir o acesso do Daesh, especificamente as receitas da venda [do petróleo], ou o acesso de quaisquer outros grupos que queiram obter essa receita para financiar suas atividades malignas", publicou a fala de Esper a Reuters.


Retirada

Anteriormente, o governo Trump havia decidido pela retirada de tropas de seu país do norte da Síria.

Desta forma, o equilíbrio de forças no país árabe mudou, propiciando atividades militares turcas em solo sírio contra posições das Forças Democráticas da Síria, formadas por combatentes curdos armados.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem