Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

No Dia da Amazônia Azul, Marinha troca celebrações por combate ao óleo no litoral

Comemoração, realizada todos os anos no dia 16 de novembro, deu lugar à busca e contenção da substância que chegou a dez estados brasileiros.
Por Pedro Alves e Beatriz Castro | G1 PE e TV Globo

Em 2019, o Dia Nacional da Amazônia Azul é celebrado neste domingo (16). Anualmente, desde 2015, a Marinha do Brasil realiza uma comemoração para lembrar da importância do mar brasileiro. Neste ano, porém, diante do desastre ambiental causado pelas manchas de óleo no litoral, os esforços são concentrados no combate à substância, em uma ação chamada "Operação Amazônia Azul, Mar limpo é Vida!".

A Amazônia Azul é uma zona econômica marítima exclusiva do Brasil. O país tem o direito de explorar cerca de 5,7 milhões de quilômetros quadrados de oceano, o que equivale a, aproximadamente, metade da massa continental brasileira.

Essa área passou a ser chamada de Amazônia Azul justamente para indicar à sociedade a importância dessa faixa do oceano, já que é dela que saem cerca de 85% do petróleo, 7…

Mídia: disparos contra cidade turca de Kiziltepe vindos da Síria deixam 2 mortos e 12 feridos

Duas pessoas morreram e 12 ficaram feridas na cidade turca de Kiziltepe, na fronteira com a Síria, em resultado de disparos de morteiro lançados a partir da Síria pelas forças de autodefesa curdas, relata o canal NTV.


Sputnik

Anteriormente o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que 18 civis foram mortos e 147 feridos quando as forças de autodefesa curdas dispararam contra cidades fronteiriças após o início da operação militar turca na Síria.


Combatentes curdos (imagem referencial)
© AFP 2019 / SAFIN HAMED

Segundo o canal de televisão, no dia 15 de outubro disparos de morteiro, alegadamente realizados pelas forças de autodefesa curdas, deixaram novas vítimas civis.

Em 9 de outubro, Erdogan anunciou o lançamento da operação Fonte de Paz no nordeste da Síria contra o banido na Turquia Partido dos Trabalhadores do Curdistão e o Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e vários outros países).

No mesmo dia, a Força Aérea turca atacou a cidade de Ras el-Ain e várias outras cidades sírias na fronteira entre os dois países. Mais tarde, foi anunciado que a parte terrestre da operação tinha começado.

Operação turca na Síria

A ação militar visa expulsar as formações lideradas pelos curdos, incluindo as Forças Democráticas Sírias (FDS) e as YPG (Unidades de Proteção Popular), que dominam o nordeste da Síria.

Os Estados Unidos, principal aliado das milícias curdas na Síria, se recusaram a apoiar a intervenção da Turquia e retiraram suas forças da zona de combates.

Outras nações ocidentais, como a Alemanha e a França, já suspenderam as exportações de armas para a Turquia.


DVD Player com Saída HDMI 5.1 Canais/ Karaokê/ USB - SP193

Comentários