Pentágono: produção do caça F-35 em cadência total possivelmente só em 2021

O Departamento de Defesa dos EUA não liberará o jato F-35 para produção de cadência máxima este ano, e pode precisar esperar até janeiro de 2021 para tomar essa decisão, disse na sexta-feira o executivo de aquisições do Pentágono.


DefesaNet

WASHINGTON – O Pentágono pretendia tomar uma decisão de produção de cadência total – também conhecida como Marco C – até o final de 2019. Mas como o Ambiente de Simulação Conjunto continua a enfrentar atrasos em seu próprio desenvolvimento, o Departamento de Defesa terá que adiar esse marco, por 13 meses, disse a subsecretária de Defesa para Aquisição e Manutenção, Ellen Lord, a repórteres durante uma entrevista coletiva.

Linha de produção do F-35
Linha de produção do F-35

O Joint Simulation Environment, ou JSE, é necessário para realizar avaliações simuladas do F-35 em vários cenários de alta ameaça.

“Na verdade, assinamos com o JPO (Escritório Conjunto de Programas do F-35) no início desta semana um relatório de desvio de programa que documentava a violação esperada do limite de cronograma na decisão de produção de cadência máxima do marco C de até 13 meses”, afirmou Lord.

Embora o Departamento de Defesa já compre o F-35 em grandes números, a decisão de produção de cadência total é vista como uma grande demonstração de confiança na maturidade do programa. Durante esse período, a cadência de produção anual deve subir rapidamente dos 91 jatos fabricados pela Lockheed Martin em 2018 para mais de 160 em 2023.

Mas antes que Lord assine a decisão de produção, o F-35 deve concluir os testes operacionais, cujos resultados serão validados por Robert Behler, diretor de teste e avaliação operacional do Pentágono.

“Não estamos progredindo tão rapidamente no ambiente de simulação conjunta, integrando o F-35 a ele. É uma parte crítica da IOT&E. Trabalhamos em estreita colaboração com o Dr. Behler e o DOT&E (o escritório do diretor de teste e avaliação operacional). Eles estão fazendo excelentes progressos no campo com o F-35, mas precisamos fazer o trabalho no ambiente de simulação conjunta”, afirmou Lord.

“Decidimos coletivamente que precisamos que o JSE esteja absolutamente correto antes de prosseguirmos, então tomarei algumas decisões sobre quando essa decisão de produção total será tomada em breve”, acrescentou.

Especificamente, o Departamento de Defesa e a contratada principal do F-35, Lockheed Martin, estão atrasados ​​ao integrar o “‘F-35 In-A-Box” – o modelo simulado do F-35 e seus sensores e armas – no JSE, informou Military.com, que deu a notícia do atraso nos testes em setembro.

Antes mesmo do início formal da IOT&E, a comunidade de testes do F-35 havia notado o desafio de manter o cronograma planejado.

O F-35 iniciou os testes operacionais em dezembro de 2018, três meses após a data de início originalmente prevista para setembro. O escritório do programa sustentava que seu objetivo era ver a fase de testes terminada no verão de 2019. No entanto, o diretor da do F-35 da Força Aérea, coronel Varun Puri, documentou preocupações em uma apresentação de setembro de 2018 de que a fase de testes poderia atrasar até setembro de 2019, o que poderia adicionar pressão orçamentária ao programa.

Em comunicado, a Lockheed Martin expressou confiança em sua capacidade de aumentar a produção nos próximos anos.

“Como o secretário Lord afirmou hoje, o F-35 está apresentando um desempenho excepcional para nossos clientes e continuamos aumentando a produção, modernizando a aeronave e melhorando o desempenho de sustentação”, disse a empresa. “Este ano, nossa meta é entregar 131 aeronaves e está em vias de crescer para mais de 140 entregas de aeronaves de produção no próximo ano. Estamos confiantes de que a empresa do F-35 está preparada para a produção com cadência total e pronta para atender à crescente demanda dos clientes. ”

FONTE: Defense News


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