Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

No Dia da Amazônia Azul, Marinha troca celebrações por combate ao óleo no litoral

Comemoração, realizada todos os anos no dia 16 de novembro, deu lugar à busca e contenção da substância que chegou a dez estados brasileiros.
Por Pedro Alves e Beatriz Castro | G1 PE e TV Globo

Em 2019, o Dia Nacional da Amazônia Azul é celebrado neste domingo (16). Anualmente, desde 2015, a Marinha do Brasil realiza uma comemoração para lembrar da importância do mar brasileiro. Neste ano, porém, diante do desastre ambiental causado pelas manchas de óleo no litoral, os esforços são concentrados no combate à substância, em uma ação chamada "Operação Amazônia Azul, Mar limpo é Vida!".

A Amazônia Azul é uma zona econômica marítima exclusiva do Brasil. O país tem o direito de explorar cerca de 5,7 milhões de quilômetros quadrados de oceano, o que equivale a, aproximadamente, metade da massa continental brasileira.

Essa área passou a ser chamada de Amazônia Azul justamente para indicar à sociedade a importância dessa faixa do oceano, já que é dela que saem cerca de 85% do petróleo, 7…

15 militantes morrem e 5 são capturados após ataque a posto fronteiriço no Tajiquistão

Homens armados não identificados teriam atacado um posto de segurança na fronteira do Tajiquistão e Uzbequistão.


Sputnik

Segundo as autoridades do Tajiquistão, pelo menos 15 supostos militantes terroristas foram mortos e mais cinco foram detidos. Por outro lado, pelo menos dois agentes de segurança morreram durante o ataque.

Fronteira entre Tajiquistão e Afeganistão.
© AFP 2019 / VYACHESLAV OSELEDKO

Segundo as forças armadas tadjiques, um grupo armado ilegal, composto por pelo menos 20 homens mascarados, atacou na noite desta terça-feira o posto de controle de segurança "Ishkobod", localizado na fronteira com o vizinho Uzbequistão.

Os militantes conseguiram capturar pelo menos cinco rifles de nível militar durante o ataque, segundo autoridades tadjiques. No entanto, 15 homens armados foram mortos durante o ataque ao posto de controle e o restante foi capturado.

As autoridades locais iniciaram uma investigação sobre o incidente.

A segurança nas fronteiras continua a ser um problema no Tajiquistão. De acordo com o presidente do Serviço de Coordenação do Conselho de Comandantes das Tropas da Fronteira da Comunidade de Estados Independentes (CEI), coronel Alexander Manilov, cerca de 8 mil militantes do movimento islâmico talibã e do grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia) permanecem no Afeganistão, nas proximidades da fronteira do Tajiquistão, agravando a situação de segurança na região.

Câmera Digital Canon Semiprofissional 18MP - EOS Rebel T100 Wi-Fi

Câmera Digital Canon Semiprofissional 18MP - EOS Rebel T100 Wi-Fi

Comentários