EUA confirmam ataque a comboio militar por militantes pró-turcos na Síria

Um porta-voz do Comando Central dos EUA (Centcom) disse nesta segunda-feira (4) que o ataque de artilharia no nordeste da Síria por radicais apoiados pela Turquia não atingiu o comboio militar dos EUA.


Sputnik

"Em 3 de novembro, uma patrulha dos EUA no nordeste da Síria testemunhou vários ataques de artilharia, com projéteis caindo a uma distância de um quilômetro ou mais da estrada onde seguia. A patrulha não foi atingida", disse o porta-voz do comando de combate americano.

Comboio militar americano perto da cidade de Tel Tamer, norte da Síria, 20 de outubro de 2019
© AP Photo / Baderkhan Ahmad

O representante norte-americano acrescentou que "as forças da coalizão mantêm seu direito inerente à autodefesa", com prioridade para a segurança das tropas.

Anteriormente, o major-general Yuri Borenkov, chefe do Centro Russo para a Reconciliação Síria, declarou que os EUA informaram a Rússia sobre um ataque a um comboio de militares norte-americanos no domingo (3) por militantes pró-turcos no nordeste da Síria.

De acordo com Borenkov, nenhum militar dos EUA foi ferido durante o ataque.

Saída das tropas americanas

Em outubro, o presidente norte-americano Donald Trump anunciou que as tropas norte-americanas haviam começado a se retirar do norte da Síria para o Iraque. No mesmo mês, a Turquia lançou a operação militar Fonte de Paz no nordeste da Síria para expulsar da área as unidades curdas e militantes do Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em outros países).

Ar Condicionado Split Hi Wall Electrolux Ecoturbo 9000 BTUs Frio R410

Ar Condicionado Split Hi Wall Electrolux Ecoturbo 9000 BTUs Frio R410

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem