Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Revogação de embargo de armas contra o Irã criaria instabilidade no Oriente Médio, diz EUA

A abolição do embargo de armas contra o Irã fortaleceria o governo daquele país e ameaçaria a segurança em todo o Oriente Médio, disse a repórteres o representante especial de Washington para o Irã e conselheiro sênior do secretário de Estado dos EUA, Brian Hook.
Sputnik

"O levantamento da proibição ao Irã apenas reforçará o regime e criará mais instabilidade na região", declarou Hook durante uma entrevista coletiva na Arábia Saudita.

O embargo em vigor limitou a capacidade de Teerã de atualizar sistemas de armas, reexportar tecnologias para outros países e melhorar suas capacidades marítimas, declarou o enviado dos EUA.
"O embargo limita a capacidade do Irã de mover armas livremente", acrescentou.

Em 2015, o Irã assinou o Plano Conjunto de Ação Integral (JCPOA), com China, França, Alemanha, Rússia, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e União Europeia (UE).

O acordo exigia que Teerã reduzisse seu programa nuclear e cortasse drasticamente suas reservas de urânio em troc…

EUA confirmam ataque a comboio militar por militantes pró-turcos na Síria

Um porta-voz do Comando Central dos EUA (Centcom) disse nesta segunda-feira (4) que o ataque de artilharia no nordeste da Síria por radicais apoiados pela Turquia não atingiu o comboio militar dos EUA.


Sputnik

"Em 3 de novembro, uma patrulha dos EUA no nordeste da Síria testemunhou vários ataques de artilharia, com projéteis caindo a uma distância de um quilômetro ou mais da estrada onde seguia. A patrulha não foi atingida", disse o porta-voz do comando de combate americano.

Comboio militar americano perto da cidade de Tel Tamer, norte da Síria, 20 de outubro de 2019
© AP Photo / Baderkhan Ahmad

O representante norte-americano acrescentou que "as forças da coalizão mantêm seu direito inerente à autodefesa", com prioridade para a segurança das tropas.

Anteriormente, o major-general Yuri Borenkov, chefe do Centro Russo para a Reconciliação Síria, declarou que os EUA informaram a Rússia sobre um ataque a um comboio de militares norte-americanos no domingo (3) por militantes pró-turcos no nordeste da Síria.

De acordo com Borenkov, nenhum militar dos EUA foi ferido durante o ataque.

Saída das tropas americanas

Em outubro, o presidente norte-americano Donald Trump anunciou que as tropas norte-americanas haviam começado a se retirar do norte da Síria para o Iraque. No mesmo mês, a Turquia lançou a operação militar Fonte de Paz no nordeste da Síria para expulsar da área as unidades curdas e militantes do Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em outros países).

Ar Condicionado Split Hi Wall Electrolux Ecoturbo 9000 BTUs Frio R410

Ar Condicionado Split Hi Wall Electrolux Ecoturbo 9000 BTUs Frio R410

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS