Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

No Dia da Amazônia Azul, Marinha troca celebrações por combate ao óleo no litoral

Comemoração, realizada todos os anos no dia 16 de novembro, deu lugar à busca e contenção da substância que chegou a dez estados brasileiros.
Por Pedro Alves e Beatriz Castro | G1 PE e TV Globo

Em 2019, o Dia Nacional da Amazônia Azul é celebrado neste domingo (16). Anualmente, desde 2015, a Marinha do Brasil realiza uma comemoração para lembrar da importância do mar brasileiro. Neste ano, porém, diante do desastre ambiental causado pelas manchas de óleo no litoral, os esforços são concentrados no combate à substância, em uma ação chamada "Operação Amazônia Azul, Mar limpo é Vida!".

A Amazônia Azul é uma zona econômica marítima exclusiva do Brasil. O país tem o direito de explorar cerca de 5,7 milhões de quilômetros quadrados de oceano, o que equivale a, aproximadamente, metade da massa continental brasileira.

Essa área passou a ser chamada de Amazônia Azul justamente para indicar à sociedade a importância dessa faixa do oceano, já que é dela que saem cerca de 85% do petróleo, 7…

Helicóptero de Evo Morales realiza aterrissagem de emergência na Bolívia

Um helicóptero militar que levava a bordo o presidente boliviano, Evo Morales, sofreu um contratempo hoje, ao decolar de uma localidade mineira nos Andes, e precisou fazer um pouso de emergência.


Sputnik

Todos os seus ocupantes ficaram ilesos, segundo informou a Força Aérea.

Resultado de imagem para Helicóptero de Evo Morales realiza aterrissagem de emergência na Bolívia
Reprodução

"A Força Aérea Boliviana informa que no dia de hoje, segunda-feira, 4 de novembro, às 12h48 [às 13h48 em Brasília], a aeronave EC-145, com matrícula FAB 007, que procedia a transportar o senhor presidente Evo Morales Ayma, na rota Colquíri-Oruro, apresentou uma falha mecânica do rotor de cauda durante a decolagem, motivo pelo qual realizou uma aterrissagem de emergência. Não foram registrados danos pessoais", disse a Força Aérea por meio de um comunicado.

De acordo com o órgão militar, uma junta investigadora de acidentes será acionada para apurar detalhes do ocorrido, que serão divulgados conforme o avanço da investigação.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o momento em que a aeronave do presidente boliviano tenta decolar, sob chuva, de um campo de futebol de Colquíri, mas não consegue obter altura suficiente, sendo forçada a pousar logo em seguida.

O incidente em questão ocorreu em meio a divergências políticas que se intensificaram no país após a recente reeleição do presidente Morales, vitorioso, em primeiro turno, de um polêmico pleito eleitoral realizado no último dia 20.

Indignados com a permanência de Morales no poder, setores da oposição deram um ultimato ao chefe de Estado para deixar o cargo até esta segunda-feira.

Comentários