Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

No Dia da Amazônia Azul, Marinha troca celebrações por combate ao óleo no litoral

Comemoração, realizada todos os anos no dia 16 de novembro, deu lugar à busca e contenção da substância que chegou a dez estados brasileiros.
Por Pedro Alves e Beatriz Castro | G1 PE e TV Globo

Em 2019, o Dia Nacional da Amazônia Azul é celebrado neste domingo (16). Anualmente, desde 2015, a Marinha do Brasil realiza uma comemoração para lembrar da importância do mar brasileiro. Neste ano, porém, diante do desastre ambiental causado pelas manchas de óleo no litoral, os esforços são concentrados no combate à substância, em uma ação chamada "Operação Amazônia Azul, Mar limpo é Vida!".

A Amazônia Azul é uma zona econômica marítima exclusiva do Brasil. O país tem o direito de explorar cerca de 5,7 milhões de quilômetros quadrados de oceano, o que equivale a, aproximadamente, metade da massa continental brasileira.

Essa área passou a ser chamada de Amazônia Azul justamente para indicar à sociedade a importância dessa faixa do oceano, já que é dela que saem cerca de 85% do petróleo, 7…

Marinha e Força Aeroespacial da Rússia realizam manobras no Mediterrâneo (VÍDEO)

A Marinha e a Força Aeroespacial da Rússia realizaram manobras no mar Mediterrâneo no âmbito dos exercícios para verificar a prontidão operacional das forças russas.


Sputnik

As manobras contaram com a participação de cinco navios de combate e embarcações de apoio logístico.


Navios de guerra da Marinha russa navegam durante o desfile do Dia da Marinha, em São Petersburgo, Rússia
© Sputnik / Aleksei Nikolskiy

O chefe do comando operacional, Sergei Tronev, observou que os exercícios uniram várias forças, incluindo navios da Frota do Mar Negro, da Frota do Báltico, também navios de suprimento, um sistema de mísseis costeiros Bastion, a aviação da Forças Aeroespaciais, assim como navios caça-minas e lanchas de combate da Frota do Mar Negro.

"A fase ativa das manobras terminou, o uso de mísseis e artilharia foram testados, bem como os métodos de proteção da navegação na área designada", afirmou o militar.

Tronev descreveu os resultados das manobras como "positivos" e enfatizou que as práticas destinadas a aperfeiçoar a prontidão operacional das forças russas são realizadas continuamente.




Comentários