Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

No Dia da Amazônia Azul, Marinha troca celebrações por combate ao óleo no litoral

Comemoração, realizada todos os anos no dia 16 de novembro, deu lugar à busca e contenção da substância que chegou a dez estados brasileiros.
Por Pedro Alves e Beatriz Castro | G1 PE e TV Globo

Em 2019, o Dia Nacional da Amazônia Azul é celebrado neste domingo (16). Anualmente, desde 2015, a Marinha do Brasil realiza uma comemoração para lembrar da importância do mar brasileiro. Neste ano, porém, diante do desastre ambiental causado pelas manchas de óleo no litoral, os esforços são concentrados no combate à substância, em uma ação chamada "Operação Amazônia Azul, Mar limpo é Vida!".

A Amazônia Azul é uma zona econômica marítima exclusiva do Brasil. O país tem o direito de explorar cerca de 5,7 milhões de quilômetros quadrados de oceano, o que equivale a, aproximadamente, metade da massa continental brasileira.

Essa área passou a ser chamada de Amazônia Azul justamente para indicar à sociedade a importância dessa faixa do oceano, já que é dela que saem cerca de 85% do petróleo, 7…

OTAN inicia exercícios militares com veículos blindados perto da fronteira russa

A OTAN deu início aos exercícios Lobo de Ferro 2019-II na Lituânia, país báltico localizado próximo da Rússia. Cerca de 4 mil militares de 11 países da aliança participarão das manobras, que terá foco no uso de veículos blindados.


Sputnik

Os exercícios contarão com a participação de cerca de mil equipamentos militares, como tanques, outros veículos blindados e peças de artilharia.


Exercício militar da OTAN Lobo de Ferro 2019 na Lituânia
Imagem da primeira fase dos exercícios militares da OTAN Lobo de Ferro 2019 na Lituânia © FOTO/ SHAPE PUBLIC AFFAIRS OFFICE

Anteriormente, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, anunciou que não vê motivos para que países vizinhos, como a Bielorrússia, se preocupem com a realização dos exercícios.

O ministro da Defesa da Bielorrússia, Andrei Ravkov, anunciou que Minsk tomará medidas para responder à mobilização de tanques norte-americanos na Lituânia, país com o qual faz fronteira.

Ademais, o ministro bielorrusso também anunciou medidas em relação aos exercícios Defender Europe, que devem ser realizados pela OTAN na Lituânia em 2020.

Estas últimas manobras têm o objetivo de testar a capacidade do Exército norte-americano de se mobilizar rapidamente em território europeu.

Os treinamentos, previstos para ocorrer no primeiro semestre de 2020, serão a maior mobilização de tropas terrestres dos EUA no Velho Continente nos últimos 25 anos.

A fase principal das manobras dos exercícios Lobo de Ferro 2019-1 decorrerá até o dia 18 de novembro, devendo o retorno dos veículos de combate e demais armamentos às suas bases ocorrer entre os dias 18 e 22 de novembro.


Comentários