Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Revogação de embargo de armas contra o Irã criaria instabilidade no Oriente Médio, diz EUA

A abolição do embargo de armas contra o Irã fortaleceria o governo daquele país e ameaçaria a segurança em todo o Oriente Médio, disse a repórteres o representante especial de Washington para o Irã e conselheiro sênior do secretário de Estado dos EUA, Brian Hook.
Sputnik

"O levantamento da proibição ao Irã apenas reforçará o regime e criará mais instabilidade na região", declarou Hook durante uma entrevista coletiva na Arábia Saudita.

O embargo em vigor limitou a capacidade de Teerã de atualizar sistemas de armas, reexportar tecnologias para outros países e melhorar suas capacidades marítimas, declarou o enviado dos EUA.
"O embargo limita a capacidade do Irã de mover armas livremente", acrescentou.

Em 2015, o Irã assinou o Plano Conjunto de Ação Integral (JCPOA), com China, França, Alemanha, Rússia, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e União Europeia (UE).

O acordo exigia que Teerã reduzisse seu programa nuclear e cortasse drasticamente suas reservas de urânio em troc…

Sistema de defesa aérea S-400 abate 14 aviões em três minutos

Durante exercícios militares Slavyansky Schit 2019 (Escudo Eslavo), realizados na Sérvia em cooperação com a Rússia, os sistemas de mísseis S-400 demonstraram seu valor ao abater um esquadrão de caças em três minutos.


Sputnik

As 14 aeronaves da Força Aérea Sérvia imitaram um ataque às posições em que os sistemas de defesa aérea estavam posicionados. No entanto, todos os caças foram eliminados com 26 mísseis lançados. Além de S-400, os sistemas Pantsir-S também participaram das manobras.


S-400
S-400 Triumph © Sputnik / Aleksei Malgavko

Segundo a mídia local, após os exercícios, Belgrado passou a considerar a compra dos sistemas S-400, suscitando reações por parte dos EUA.

Assim, Matthew Palmer, diretor encarregado dos Bálcãs no Departamento de Estado dos EUA, expressou preocupação com a compra de máquinas militares russas pela Sérvia e recomendou que o país dos Bálcãs "tenha cuidado com essas transações".

Belgrado já adquiriu sistemas de defesa aérea de médio alcance Pantsir-S. Por sua vez, o S-400 ainda gera discórdia nas relações entre os EUA e a Turquia, país que também adquiriu o sistema e, como consequência, sofreu sanções do país norte-americano.


Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS