Ex-chanceler austríaca: OTAN está cada vez mais dividida

A Organização do Tratado do Atlântico Norte tem estado gravemente dividida e está piorando ainda mais com o tempo, afirmou a ex-ministra austríaca das Relações Exteriores, Karin Kneissl.


Sputnik

"As alianças correspondem a interesses de um determinado período, e quando elas caem, surge a questão da relevância da organização. Penso que a OTAN tem estado preocupada com esta questão há anos. Se voltarmos a 2002-2003, o início da Guerra do Iraque, a OTAN estava à beira da implosão. A OTAN está extremamente fraturada, e isso tem vindo a se agravar desde então", disse Kneissl.


Os dirigentes da OTAN posando para a foto de família durante a cúpula anual dos chefes de Governo da Aliança, no Grove Hotel em Watford, Reino Unido, 4 de dezembro de 2019
Os dirigentes da OTAN posando para a foto de família durante a cúpula anual dos chefes de Governo da Aliança, no Grove Hotel em Watford, Reino Unido, 4 de dezembro de 2019 © REUTERS / JEREMY SELWYN / POOL

Ela também comentou a observação do presidente francês Emmanuel Macron, que disse que a OTAN se encontra em "morte cerebral".

"Eu penso que a morte cerebral é ainda pior do que a simples morte. E esta declaração é pior do que a do [presidente Donald] Trump, que afirmou que a OTAN é obsoleta", observou Kneissl.

Kneissl foi diplomata de topo no governo austríaco de Sebastian Kurz de 2017 a 2019. Ela passou por um considerável escrutínio da mídia quando o presidente russo Vladimir Putin participou de seu casamento no ano passado.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem