Navio-patrulha L’Adroit se torna o ARA Bouchard

Naval Group entrega o navio-patrulha offshore ARA Bouchard à Armada Argentina dois meses antes do marco contratual


Poder Naval

O navio de patrulha offshore (OPV) L´Adroit adota a bandeira argentina e se torna o ARA Bouchard. O primeiro dos quatro OPVs encomendados pela Argentina foi projetado e desenvolvido pelo Naval Group com recursos próprios. Hoje, foi entregue à Armada Argentina dois meses antes do previsto e após apenas dez meses de obras de atualização e modernização. Os outros três OPVs serão entregues a partir de abril de 2021 no ritmo de uma unidade a cada seis meses.

OPV L'Adroit
OPV L’Adroit

Desde meados de fevereiro, as equipes do Naval Group realizam uma grande imobilização técnica para maximizar o potencial do navio para a Marinha da Argentina e adaptá-lo às suas necessidades.

As principais operações foram realizadas, especialmente para modificar o sistema de combate, a fim de torná-lo compatível com as necessidades do cliente, aprimorar as capacidades do navio, modificando o sistema de propulsão, aumentar sua autonomia, reforçando sua capacidade de produção de água doce e equipar o navio com um canhão de 30 mm.

A futura tripulação da Armada Argentina também recebeu treinamento específico de navegação da equipe do Naval Group. O Naval Group também forneceu apoio logístico e documental associado.

“Este projeto é um grande orgulho para as equipes de serviços do Naval Group, que atenderam às expectativas da Armada Argentina”, explicou Nathalie Smirnov, diretora de serviços do Naval Group. “As operações técnicas e industriais foram realizadas com antecedência, embora esse programa envolvesse uma revisão completa da plataforma, em vez de uma operação tradicional de suporte a serviços”.



”Estamos muito orgulhosos de entregar o primeiro navio à Armada Argentina antes do previsto. Esta é mais uma demonstração do compromisso do Naval Group com seus clientes e de sua capacidade de responder às suas necessidades operacionais “declarou o vice-presidente executivo sênior do Naval Group Alain Guillou.” Este é o começo de um relacionamento de longo prazo com a Armada Argentina “reforçou Olivier Michel, vice-presidente de vendas da América Latina.

A primeira entrega do navio está dentro do escopo do contrato celebrado com a Argentina, que escolheu em fevereiro para equipar sua Marinha com quatro Embarcações de Patrulha Offshore OPV 87, incluindo o L’Adroit. Esse navio foi usado pela Marinha Francesa (Marine Nationale) de 2011 a 2018, demonstrando a relevância e o valor operacional dessa nova classe de navios-patrulha offshore nos teatros de operações.

O OPV 87, um navio multiuso

Envolvido em várias missões militares, mas também em aplicação da política de pesca e segurança marítima, especialmente na operação antipirataria europeia Atalante, o L’Adroit demonstrou sua eficiência e a relevância das inovações desenvolvidas pelo Naval Group para servir marinhas, forças especiais e guardas costeiras.


L’Adroit visto pela popa

Os navios de patrulha offshore argentinos se beneficiam das inovações propostas pelo Naval Group e comprovadas em combate pela Marinha Francesa.

  • Forte autonomia e excelente operação no mar;
  • Uma visibilidade de 360 ​​° do passadiço e um mastro exclusivo para uma cobertura panorâmica do radar;
  • O desdobramento discreto e seguro em menos de cinco minutos de trabalhos rápidos para as Forças Especiais, graças a um engenhoso sistema de rampas na popa do patrulheiro;
  • Predisposições para a operação de drones aéreos e de superfície.
Essa gama de navios também se beneficia da experiência do Grupo Naval em termos de sistemas de informação e comando, permitindo uma vigilância ampliada do espaço marítimo e a detecção automática de comportamentos suspeitos. O BOUCHARD está assim equipado com o sistema Polaris®, desenvolvido especificamente pelo Naval Group para missões estaduais no mar e comprovadas pela Marinha pela Marinha Francesa.

Características técnicas

O navio de patrulha offshore é capaz de permanecer em alto mar por mais de três semanas, atingir uma velocidade de 20 nós e acomodar um helicóptero. Implementado por uma tripulação reduzida de quarenta membros, também é capaz de acomodar cerca de vinte passageiros extras.


  • Comprimento: 87 metros
  • Boca: 14 metros
  • Deslocamento: 1.650 toneladas
  • Velocidade máxima: 20 nós
  • Alojamento: 59 (tripulação e passageiros)
  • Autonomia: 7.000 milhas náuticas
  • Capacidade de embarque: duas embarcações leves de 9 metros e um helicóptero de 10 toneladas
DIVULGAÇÃO: Naval Group


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