Finlândia reverte política de direitos humanos para exportação militar

Alguns ministros do governo finlandês que se manifestaram em voz alta contra a exportação de equipamentos militares para países do Oriente Médio envolvidos em conflitos agora mudaram de ideia e emitiram permissões incomumente longas.


Forças Terrestres

A Finlândia emitiu novas licenças para exportações militares para os Emirados Árabes Unidos, revertendo a promessa política de 2018 de interromper as vendas para qualquer país envolvido no conflito no Iêmen.

Veículo de combate de infantaria Wahash 8×8, produzido pela Calidus LLC dos Emirados Árabes Unidos, usa componentes fabricados na Finlândia

A mudança ocorre após um intenso lobby dos Emirados em relação a vários países europeus; mesmo quando os ministros do governo finlandês, que argumentaram veementemente pela proibição de exportações militares enquanto estavam em oposição, parecem ter mudado de ideia.

Embora os Emirados Árabes Unidos tenham retirado oficialmente suas tropas do Iêmen – onde o conflito parou nesta semana durante um cessar-fogo de duas semanas –, ainda apoia ativamente várias forças anti-houthis em aliança com a Arábia Saudita.

Especialistas em direitos humanos dizem que a validade invulgarmente longa das novas licenças de exportação da Finlândia mostra que o governo finlandês está ciente de quão sensível é o problema.

Em uma mudança de política em março, a Finlândia emitiu novas licenças para exportações militares para os Emirados Árabes Unidos.

A Sisu Axles Oy e Katsa Oy receberam licenças para vender 700 conjuntos de eixos e engrenagens para a Calidus LLC, sediada nos Emirados Árabes Unidos, uma empresa que produz veículos aéreos e terrestres para uso militar.

Os componentes finlandeses serão utilizados na fabricação do veículo de combate de infantaria Wahash. Um protótipo do Wahash estava em exibição na feira de tecnologia de armas e defesa IDEX em 2019, e supostamente equipado com engrenagens, eixos e uma variedade de armamentos finlandeses, incluindo canhões automáticos de 30 mm, mísseis anti-tanque e lançadores de granadas.

FONTE: NewsNow Finland

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem