Apesar de ameaças da EUA, 1° petroleiro iraniano entra em águas venezuelanas sob escolta

Navio-tanque iraniano Fortune entrou em águas da Zona Econômica Exclusiva da Venezuela ontem (23), enquanto outras quatro embarcações iranianas são esperadas por Caracas.


Sputnik

Enquanto os EUA ameaçavam impedir o transporte de petróleo do Irã para a Venezuela, o primeiro de um total de cinco navios-tanque enviados por Teerã entrou na Zona Econômica Exclusiva do país latino-americano.

Petroleiro no porto de Bandar Abbas, no sul do Irã (foto de arquivo)
© AFP 2020 / ATTA KENARE

A entrada teria se dado às 20h40 de ontem (23) após o navio ter passado pelo norte de Trinidad e Tobago, segundo dados do serviço de rastreamento de navios Refinitiv Eikon, publicou a Reuters.

A informação foi confirmada pelo ministro do Petróleo venezuelano, Tareck El Aissami em seu Twitter.

Além do Fortune, os petroleiros Fores, Petunia, Fazon e Clavel também são esperados pelo país. As cinco embarcações levam um total de 1,53 milhão de barris de gasolina e hidrocarbonetos para o país.

A chegada dos quatro navios-tanque restantes deverá se dar nos próximos dias.

Escolta

Pouco antes da entrada do Fortune na ZEE da Venezuela, a Marinha venezuelana destacou um efetivo para assegurar o trânsito do navio-tanque.

Caracas decidiu pela escolta após o governo americano ameaçar impedir a navegação dos navios iranianos em direção à Venezuela.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem