Nova Inteligência: O Submarino Secreto da Marinha venezuelana

A Marinha da Venezuela tem um submarino de transporte de mergulhadores que é praticamente desconhecido mesmo nos círculos de defesa. O minisub está intimamente relacionado com um recentemente testado pelos SEALs da Marinha dos EUA. A inteligência de código aberto (OSINT) que vi aponta fortemente para sua presença em Puerto Cabello, Venezuela. Este é um projeto sofisticado com aplicações civis e militares.

H I Sutton | Forbes

O minisub parece ser um modelo VAS 525 projetado pela GSE Trieste na Itália. Evidências da embarcação foram descobertas por um pesquisador da OSINT 'sahureka' que tem um histórico de desenterrar novas informações sobre marinhas latino-americanas.

Venezuelan Navy submarine

A versão VAS 525 SL Mk2, que é muito semelhante, tem 23,9 pés de comprimento e cerca de 6,9 pés de diâmetro. Sob a casca externa composta em forma de lágrima há um casco de pressão de aço forte. Dentro disso, ele pode transportar um piloto e 4 passageiros ou cerca de 1.000 libras de carga útil. A maior variante VAS-525 pode conter até 12 pessoas, embora esta seja menor. Eles podem mergulhar em profundidades de até 525 pés (daí o nome), que é mais profundo do que muitas embarcações similares. A velocidade máxima é de 6 nós (~7 mph).

Algumas versões do VAS 525 não podem operar mergulhadores porque a cabine tem que permanecer selada o tempo todo debaixo d'água. Mas outros modelos, como este parece ser, podem. Terá uma segunda câmara de bloqueio dentro para até três mergulhadores. Essa capacidade permite que ele, potencialmente, seja usado como transporte de forças especiais. Ou poderiam entregar mergulhadores ao local de infraestrutura subaquática, como cabos de internet.

O VAS 525 foi projetado pelos mesmos engenheiros que o Botão 5.60 usou USSOCOM (Comando de Operações Especiais dos EUA). Este foi um submersível experimental de combate seco (DCS) para os SEALs da Marinha dos EUA. O submersível, designado UOES-3 (User Operational Evaluation System-3) no serviço americano, foi projetado para realizar missões secretas a partir de um submarino hospedeiro. Foi muito melhor otimizado para a missão SEAL do que o VAS-525 e foi equipado com uma gama de tecnologias "apenas marinha líder".

Como se viu, a Marinha não colocou este botão em serviço e, em vez disso, adotou o maior DCS S351 projetado britânico. Mas os testes do veículo Button 5.60 estão agora em exibição no Museu UDT-SEAL da Marinha Nacional na Flórida. Isso nos dá uma ideia do pedigree de design por trás do submarino venezuelano.

O navio venezuelano parece estar em construção no estaleiro militar UCOCAR (Naval Coordinator Unit of Navy Dry-Dock Services) em Puerto Cabello, Venezuela. Evidências sugerem que ele está lá desde cerca de 2015, mas agora pode estar em um estado acabado.

Não está claro como a UCOCAR obteve os planos de construir o submarino italiano. Uma teoria é que uma foi adquirida pela Corpoelec, a corporação de energia estatal totalmente integrada. Isso pode ter sido antes das sanções internacionais contra o regime entrarem em vigor. O presidente do Corpoelec era na época Luis Motta Domínguez, que também era general do Exército. Corpoelec tinha um VAS-525 SL Mk2.

Alternativamente, eles podem ter adquirido apenas os planos detalhados. Ou possivelmente uma cópia civil no mercado de segunda mão. Seja qual for a rota, a Venezuela tem pelo menos uma e pode ser capaz de colocá-la na produção local.

A Marinha Venezuelana (Armada Bolivariana de Venezuela) é normalmente listada como operando apenas dois submarinos. Estes barcos alemãos fornecidos tipo-209 podem transportar o relativamente moderno torpedo guiado por fio Atlas Electronik SST-4 Seal. Mas há sérias dúvidas de que qualquer um deles é atualmente navegável. O minisub pode, portanto, ser o único submarino da Marinha venezuelana.

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