Erdogan anuncia novas reservas de gás encontradas no Mar Negro

Reservas adicionais de gás natural foram descobertas no recém-descoberto campo do Mar Negro, com um total comprovado de reservas de 405 bilhões de metros cúbicos. Isso foi declarado pelo presidente turco Recep Tayyip Erdogan durante uma visita ao navio de pesquisa Fatih.

Izvestia


"Nossa nave continuou a operar após a descoberta do primeiro campo de gás. Durante a nova pesquisa, foram encontrados outros 85 bilhões de metros cúbicos de gás", disse ele em um discurso transmitido no Twitter pelo líder turco.

Foto: Assessoria de Imprensa Presidencial/via REUTERS

Segundo Erdogan, o objetivo das autoridades turcas é iniciar a produção de gás a partir deste campo em 2023.

Em agosto, um navio de perfuração turco Fatih descobriu depósitos de gás natural no Mar Negro. A descoberta foi feita na zona de Atum 1, no cruzamento das fronteiras marítimas búlgara e romena e nas águas interiores da Turquia. Na época, Ancara estimou as reservas de gás descobertas em cerca de US$ 65 bilhões.

Se o país decidir exportar gás para esses campos, Ucrânia, Bulgária e Grécia podem estar interessados em adquiri-lo, acreditam especialistas.

No final de agosto, o chefe do Ministério das Finanças da República, Berat Albayrak, observou que o campo de gás descoberto no Mar Negro dará à Turquia a oportunidade de comprar gás do exterior mais barato, dando-lhe uma vantagem no preço dentro de 30%.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem