Temendo os caças Rafale, Paquistão quer caças J-10 da China

O Paquistão começou a discutir a compra do J-10 chinês em 2009, mas depois que se começou a falar sobre a produção conjunta do jato JF17, ele foi colocado em espera

Poder Aéreo


Em um grande impulso ao poder de fogo da Força Aérea Indiana (IAF), três outros caças franceses Rafale devem chegar à Índia em breve. Cinco jatos Rafale voaram para a base aérea de Ambala via Abu Dhabi em 29 de julho e já foram incluídos no Esquadrão 17 da IAF. No entanto, isso gerou pânico e tensão no Paquistão, que correu para a China implorando por ajuda.


Em meio ao medo da aquisição pela Índia dos jatos Rafale, o Paquistão está tentando comprar mais de 30 jatos de combate J-10 (CE) e seus mísseis sob compra emergencial da China. De acordo com fontes, em outubro, uma equipe do Paquistão visitou a China e finalizou a discussão sobre a compra de 50 jatos de combate J-10 (CE). Agora, o Paquistão está tentando adquirir 30 jatos e mísseis, de um total de 50, sob compra emergencial.

O Paquistão começou a discutir a compra do J-10 chinês em 2009, mas depois que se começou a falar sobre a produção conjunta do jato JF-17, ela foi colocada em espera. Depois que o jato Rafale chegou à Força Aérea Indiana, o Paquistão reiniciou a discussão. Segundo fontes, uma equipe de 13 funcionários paquistaneses foi à China em 22 de outubro para finalizar o negócio.

Característica dos jatos J-10 (CE)

O J10 (CE) é a versão de exportação do J-10C da Força Aérea Chinesa e acredita-se que seja de geração 4.5. O J-10 foi introduzido na Força Aérea Chinesa em 2006. Ele é equipado com mísseis ar-ar PL-10 e PL-15 com alcance de até 250 km de distância com radar aprimorado (AESA). Este caça a jato monomotor pode transportar até 6.000 kg de armas por vez, podendo acomodar 11 mísseis e/ou bombas.

O Paquistão está preocupado com os mísseis do Rafale: as preocupações são os mísseis ar-ar METEOR do Rafale e os mísseis MICA. Não há caça a jato da Força Aérea do Paquistão equipado com esses mísseis. A Força Aérea do Paquistão tem grande número de Chengdu J-7, Mirage 3 e Mirage 5, que têm cinco décadas e podem ser considerados equivalentes ao MiG-21.

Mesmo adicionando os modernos 110 JF-17 e 75 F-16, o número de bons caças é bem menor diante do número de MiG-29, Mirage 2000 e Sukhoi 30 da Força Aérea Indiana. Com a chegada de Rafale, essa balança pende completamente a favor da Força Aérea Indiana. A Força Aérea do Paquistão também está preocupada com o melhor sistema de defesa aérea do mundo, S-400, que provavelmente será fornecido à Força Aérea indiana em 2021.

Os cinco primeiros jatos Rafale foram introduzidos na base aérea de Ambala da IAF em 10 de setembro, na presença do ministro da Defesa da União, Rajnath Singh, e sua contraparte francesa, Florence Parly. Sob o acordo de 2016, a Índia obterá 36 jatos Rafale da França como parte de um negócio de Rs 59.000 crore.

O próximo lote de três Rafales chegará à base aérea de Ambala em 4 de novembro, diretamente das instalações de Bordeaux-Merignac, de acordo com fontes. Os três Rafales chegarão a Ambala voando sem escalas a partir da França. Com a chegada deles, o número total de aeronaves Rafale na Força Aérea Indiana chegará a oito.

Os jatos Rafale voarão diretamente de Istres, na França, para Jamnagar e serão acompanhados por aviões de reabastecimento da Força Aérea Francesa. Uma equipe de especialistas liderada pelo Subchefe do Estado-Maior da Aeronáutica (Projetos) está coordenando as questões logísticas de recebimento dos três jatos de combate, segundo a agência de notícias IANS. Os pilotos da Força Aérea estão sendo treinados em equipes na França, na base aérea de Saint-Dizier.

Sete caças Rafale já estão sendo usados ​​para o treinamento de pilotos de caça da IAF na França.

Mais cedo após a introdução da aeronave Rafale, Rajnath Singh disse que o negócio do Rafale é game changer. “Estou confiante de que nossa Força Aérea adquiriu uma vantagem tecnológica com o Rafale”, disse o ministro. O Rafale é uma aeronave de 4.5 geração e possui as armas mais recentes, sensores superiores e arquitetura totalmente integrada. É uma aeronave omnirole, o que significa que pode realizar pelo menos quatro tipos de missões em uma surtida.

FONTE: Guardian India

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